Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em Porto Feliz, três operadoras estão liberadas para oferecer sinal 5g | Divulgação/Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que a partir da próxima segunda-feira (27) as operadoras que atuam em Porto Feliz já poderão oferecer os munícipes o sinal de internet 5G. A informação foi divulgada pela Agência nesta quinta-feira (23) e se refere à faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro.
Continua depois da publicidade
Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.
Em Porto Feliz, três operadoras estão autorizadas a operar com o sinal 5G, segundo o site da Anatel: Tim, Vivo e Claro. Juntas, as três empresas têm 41 estações aptar a disponibilizar a tecnologia aos moradores do município.
A tecnologia já é oferecida em 487 municípios. Com isso, até o momento, a população destas cidades totaliza 86 milhões de brasileiros, 40% da população.
Continua depois da publicidade
Importância do 5G
A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores, segundo informações da Agência Brasil. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
Como usar o sinal 5G?
Continua depois da publicidade
Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.
O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade