A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Anatel cria 'prefixo' exclusivo para ligações de telemarketing: o 0303

A partir de agora, quem receber ligações de um número iniciado com este código saberá que se trata de uma ligação deste tipo de empresa

10/12/2021 às 16:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas avançaram no mês de novembro, com destaque para comunicação

Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas avançaram no mês de novembro, com destaque para comunicação | REPRODUÇÃO/PORTAL O TABOANENSE

A fim de dar mais poder de escolha ao consumidor, quanto a atender ou não uma chamada, a ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, determinou que as empresas de telemarketing ativo passem a utilizar como identificação o número 0303.

Continua depois da publicidade

A norma é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que publicou hoje (10) no Diário Oficial da União o Ato nº 10.413. O prazo para implementação das regras é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel, telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas, ou não.

Continua depois da publicidade

O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, do número.

Bloqueio
As operadoras de telefonia deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Segundo a Anatel, as novas regras foram aprovadas após processo de consulta pública – realizado nos meses de agosto e setembro deste ano – no qual foram recebidas quase 100 contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor e do setor de telecomunicações.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados