Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
De acordo com eles, há poucos lugares para estacionar e na temporada, a situação piora
Continua depois da publicidade
A prefeitura determinou novas regras para os ambulantes que trabalham nas praias do Guarujá, na Baixada Santista | /NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL
Ambulantes que trabalham nas praias de Guarujá querem uma área adequada para poderem descarregar as mercadorias. De acordo com eles, há poucos lugares para estacionar e na temporada, a situação piora. Com a falta de vagas, os comerciantes precisam andar mais de um quarteirão carregando peso. Outros dizem que já foram multados por estacionar próximo à praia, mesmo que rapidamente, para descarregar os produtos.
Continua depois da publicidade
Os ambulantes da Praia das Pitangueiras são os mais afetados pelo problema, já que a avenida Marechal Deodoro da Fonseca é estreita e recebe muitos turistas nos prédios da orla. Alguns edifícios não têm garagens, o que prejudica ainda mais o fluxo na região.
Além disso, os comerciantes estão preocupados com a instalação de uma futura ciclofaixa. Caso o projeto saia do papel, a via vai perder as vagas para veículos. "Fora da temporada já não tem onde estacionar, com o verão chegando isso aqui fica um caos", diz um comerciante.
CONFUSÃO
Continua depois da publicidade
Em outubro, a Prefeitura de Guarujá determinou novas regras para os ambulantes que trabalham nas praias do município. Através do decreto nº 13.371, o prefeito Valter Suman definiu a necessidade de padronizar o comércio praiano para melhor atendimento aos munícipes e turistas. Uma das alterações seria a cobertura (toldos): eles devem ser azul royal, sem publicidade de terceiros.
Pediu também quatro guarda-sóis de apoio para cada carrinho de lanche, sendo dois em cada lado. O documento gerou confusão entre os ambulantes devido ao pouco tempo para acatarem as regras e a prefeitura publicou novo decreto que saiu neste mês com a data estendida: de 2 de novembro para 2 de março de 2020.
Questionada sobre uma área para desembarque de mercadorias, a Diretoria de Trânsito de Guarujá (Ditran) informou que os ambulantes exercem uma atividade comercial que não é fixa, ou seja, a circulação dos mesmos para iniciarem e finalizarem seus turnos de serviços durante o dia é inerente a este tipo de comércio. "As vagas de estacionamento são comuns a todos. Há vagas para carga e descarga, portadores de deficiência e de idosos, que também são de uso geral", disse em nota.
Continua depois da publicidade
Quanto ao projeto para o fluxo de bicicletas em Pitangueiras, única praia sem ciclovia, informou que a ciclofaixa é uma imposição da Lei de Mobilidade Urbana do Município, que prevê dar prioridade a um transporte mais limpo no sistema viário
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade