Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Incorporação a uma das organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica será a partir de 2026
Continua depois da publicidade
Alistamento será de caráter voluntário | Roberto Stuckert Filho/PR/Agência GOV
Pela primeira vez, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão se alistar nas Forças Armadas. A iniciativa foi anunciada, nesta quarta-feira (28/8), pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.
Continua depois da publicidade
Atualmente, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. Conforme o decreto assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o alistamento será de caráter voluntário.
O ministro da Defesa, afirmou que o Brasil está "atrasado" em relação a outros países no alistamento militar feminino. Ele destacou que o alistamento começará em 2025 e que as mulheres vão receber o mesmo tratamento que os soldados.
"Ela não vão entrar para trabalhar em hospitais, em escritórios. Agora vão para o combate. Vão ter mesmo tratamento que têm os soldado, vão pegar em arma, vão treinar tiro, vão pular obstáculo, de maneira que é uma vitória muito grande", afirmou.
Continua depois da publicidade
Múcio disse que o efetivo de mulheres recrutas pode chegar até 20% do total. Segundo o Ministério da Defesa, serão inicialmente ofertadas 1.500 vagas.
Apesar do alistamento começar em 2025, a incorporação a uma das organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, será a partir de 2026.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade