Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A nova UBS, que será a maior unidade de saúde da história da cidade
06/01/2023 às 10:44 atualizado em 06/01/2023 às 10:53
Continua depois da publicidade
A nova unidade atenderá a população do bairro Jardim Vante e adjacências | Divulgação/PMPF
A Prefeitura de Porto Feliz deu início, nesta semana, à construção das alas que compõem o projeto da nova Unidade Básica de Saúde, que atenderá o bairro Jardim Vante e adjacências. As equipes mantém ritmo acelerado e nesta etapa nas trabalham estruturas e ferragens que vão sustentar os espaços.
A nova UBS, que será a maior unidade de saúde da história da cidade, estará preparada e equipada para atender a população existente e a crescente demanda da região.
O atual posto de saúde do bairro Jardim Vante (localizado na rua José Teodoro de Almeida, 210) também será reformado e passará a receber o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Já no local onde atualmente é o CRAS do Jardim Vante (Rua Sírio Previtali, nº 80), será criado mais um Acessa Porto Feliz, a primeira unidade no bairro. Oferecendo acesso gratuito à internet, além de conteúdos digitais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio da inclusão digital.
Continua depois da publicidade
Centro terapêutico para crianças
Ainda sobre projetos na área da saúde, a Prefeitura de Porto Feliz anunciou em dezembro que está finalizando as obras do primeiro Centro Terapêutico e Educacional Municipal. O local terá como objetivo o atendimento especializado para crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) da Rede Municipal de Ensino.
O Centro Terapêutico e Educacional Municipal de Porto Feliz contará com salas apropriadas para o acompanhamento multiprofissional, com espaços diferenciados para atendimento psicopedagógico, psicológico, de reabilitação, de musicalização, de estimulação sensorial, de práticas de vida diária e hidroterapia.
Continua depois da publicidade
Esse projeto surgiu após planejamento, estudos e visita ao Centro Lumi, que realiza esse trabalho em São Paulo e é referência. O local é especializado em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, e desde 2002 utiliza o Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) aliado a ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada).
Em sua página oficial no Facebook, o prefeito da cidade, Dr. Cássio, comentou a novidade.
"Esse projeto inovador em nossa cidade é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, e proporcionará um atendimento diferenciado, inclusivo e multiprofissional para essas crianças. Além de oferecer um espaço adequado e uma equipe treinada para garantir um maior desenvolvimento das suas potencialidades e inclusão social.", disse o atual mandatário do Executivo Municipal.
Continua depois da publicidade
Na mesma postagem, alguns moradores também celebraram a conquista: "Meu Deus, que notícia maravilhosa, parabéns pela iniciativa, nossas crianças precisam muito deste tipo de atendimento", comentou a munícipe Karina Sanz na rede social.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade