A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 18 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Água na lua? Nasa confirma novo fenômeno com pesquisa inédita

Experiência indica que o vento solar pode interagir com o solo lunar e formar hidroxilas e água

Isabela Alves

16/04/2025 às 22:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nova pesquisa pode gerar implicações diretas nas futuras missões no solo sul lunar

Nova pesquisa pode gerar implicações diretas nas futuras missões no solo sul lunar | Agência Brasil

Pesquisadores da Nasa conseguiram simular pela primeira vez o processo químico que pode gerar moléculas de água na superfície da Lua, ou seja, reproduziram em laboratório a reação química que cria água no satélite natural da Terra.

Continua depois da publicidade

O resultado do estudo foi publicado no Journal of Geophysical Research: Planets e pode revolucionar a exploração espacial. 

A experiência indica que o vento solar (fluxo de partículas carregadas emitido pelo Sol) pode interagir com o solo lunar e formar hidroxilas e água. 

A hipótese é discutida desde a década de 1960, mas até esse momento ninguém havia conseguido demonstrar experimentalmente que o vento solar poderia criar moléculas de água na Lua. Recentemente, Nasa alertou para asteroide gigante que ameaça a Terra.

Continua depois da publicidade

Futuras missões

A nova pesquisa pode gerar implicações diretas nas futuras missões do programa Artemis, que pretende levar astronautas ao polo sul lunar. Na região, os cientistas acreditam que parte da água esteja congelada em áreas permanentemente sombreadas, um recurso essencial para a exploração espacial sustentada.

O vento solar é composto majoritariamente por prótons (núcleos de átomos de hidrogênio que perderam seus elétrons) e viaja a mais de 1,6 milhão de km/h.

Enquanto a Terra possui uma magnetosfera e atmosfera que bloqueiam essas partículas, a Lua está desprotegida, o que permite o contato direto entre os prótons e o regolito, material rochoso e poroso que cobre sua superfície.

Continua depois da publicidade

Estudos anteriores já identificaram sinais de hidroxila e água nos milímetros superiores do solo lunar. Os cientistas, no entanto, ainda não têm precisão para distinguir entre água (HO) e hidroxila (OH) nos dados coletados. Por isso, o termo “água” é usado genericamente para abranger ambas as formas.

Para validar a hipótese, os pesquisadores da Nasa desenvolveram um aparelho inédito que simula o ambiente lunar em laboratório.

O equipamento reúne em uma mesma câmara selada, um feixe de partículas simulando o vento solar, uma câmara de vácuo e um detector de moléculas.

Continua depois da publicidade

Embora os cientistas não tenham conseguido comprovar definitivamente que moléculas de água completas foram geradas, a pesquisa identificou a presença dos dois tipos de moléculas, reforçando a teoria de que o vento solar pode ser um agente constante de formação de água na Lua.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados