Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A represa é a menor da cidade; na foto, uma unidade da Saae | Divulgação/Prefeitura de Sorocaba
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) anunciou a suspensão a captação no manancial da Represa Ipaneminha em Sorocaba após a denúncia de moradores sobre o "sabor de barro" na água destribuída em suas casas.
Continua depois da publicidade
A represa é a menor do município e que atende a 10% da demanda local. Moradores reclamavam da qualidade da água há alguns dias.
A equipe técnica realizou coletas e análises nos mananciais de abastecimento, nas saídas das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de pontos de distribuição de água tratada.
Segundo o Saae, os técnicos observaram a presença de algas no manancial da Represa Ipaneminha, o que pode representar indícios de ralação com "gosto de barro" na água.
Continua depois da publicidade
A entidade informou que o monitoramento foi intensificado e reforçou que todos os parâmetros analisados indicam conformidade com a portaria do Ministério da Saúde, o que garante que a água distribuída não traz qualquer risco à saúde.
Além disso, declarou que testes estão sendo feitos para adequar o tratamento da água do manancial, para retomar a captação o mais breve possível.
Já a captação está mantida na Represa de Itupararanga, que abastece a ETA Cerrado; no Rio Sorocaba, que atende à ETA Vitória Régia, e nas represas do Ferraz/Castelinho, que abastecem a ETA Éden.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade