Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
GUARUJÁ. Primeiro ano de atividade do aeroporto na cidade deve movimentar 80 mil pessoas; ele deve começar operar ano que vem
Continua depois da publicidade
Início das operações será em uma área provisória, que fica próxima à entrada da Base Aérea | /Divulgação PMG
O primeiro ano de atividade do aeroporto do Guarujá, no litoral paulista, deve movimentar 80 mil pessoas. A previsão é de que ele comece a operar ano que vem.
Continua depois da publicidade
O edital de licitação - concorrência pública internacional nº 5/2019 -, cujo objeto é a concessão da construção, exploração e manutenção do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, está disponível desde ontem (1º) até 29 de agosto, e pode ser obtido gratuitamente no site da
prefeitura.
As visitas técnicas e o recolhimento de Garantia de Proposta deverão ocorrer em até 60 dias. Os envelopes serão recebidos até as 9h30 de 30 de agosto, quando se dará a abertura da sessão pública.
FASE 1.
Continua depois da publicidade
O início das operações será em uma área provisória, que já está consolidada e fica próxima à entrada da Base Aérea, cedida por prazo de 5 anos. Será construído um terminal de 700 metros; será reformado e adequado o estacionamento e será erguido um píer para acesso marítimo com Santos.
Ainda na Fase 1, será realizado provisoriamente o uso compartilhado do pátio de aeronaves existente na Base, por um período de 3 anos.
FASE 2.
Continua depois da publicidade
Após 5 anos, as operações migrarão da área da Fase 1 para a área da Fase 2, de 55 mil metros. O concessionário terá este prazo para conseguir os licenciamentos ambientais e concluir o terminal de passageiros definitivo e também o pátio de aeronaves.
INVESTIMENTOS.
Em valores arredondados, os investimentos previstos são de R$ 70 milhões.
Continua depois da publicidade
Azul.
Em abril deste ano, o governador João Doria e o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram no Palácio dos Bandeirantes, novos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para Guarujá e Araraquara, no interior paulista.
A ampliação da malha aérea no Estado é resultado do programa "São Paulo Pra Todos", que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.
Continua depois da publicidade
Em Guarujá, com 380 mil habitantes, a expectativa da Azul é operar voos do litoral paulista para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.
Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Assim, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com médias de 36 voos diários entre destinos paulistas. (DL)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade