A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Admirador vai ao túmulo de Sócrates agradecer por 'graças alcançadas'

Uma placa de bronze exibe mensagem dedicada a Sócrates, como as colocadas sob os pés dos santos católicos: 'Por várias graças alcançadas'

Bruno Hoffmann

20/02/2024 às 00:12  atualizado em 20/02/2024 às 00:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A placa colocada para agradecer Sócrates, em Ribeirão Preto

A placa colocada para agradecer Sócrates, em Ribeirão Preto | Divulgação/Corinthians; Thiago de Souza

O túmulo de Sócrates, no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebeu um ornamento diferente no início deste ano. Uma placa de bronze exibe uma mensagem dedicada ao ídolo do Corinthians e da seleção brasileira, como as colocadas sob os pés dos santos católicos: “Por várias graças alcançadas”.

Continua depois da publicidade

A descoberta foi feita pelo compositor e pesquisador Thiago de Souza. Ele esteve no cemitério no último dia 14 de fevereiro, quando conseguiu ver o ex-voto dedicado ao Doutor – como Sócrates era conhecido.

Souza leva à frente neste momento justamente um estudo sobre os chamados “milagreiros de cemitérios”, que são as figuras eleitas pelo povo como milagrosas, os santos informais. “O túmulo do Sócrates começou a se tornar um lugar com esse processo devocional, de milagreiro de cemitério”, explicou ele à Gazeta.

Os funcionários relevaram que houve um aumento de pessoas visitando o túmulo do ídolo nacional nos últimos meses, e muitas tratando com devoção os momentos em frente ao jazigo. O craque morreu precocemente, aos 57 anos, em 4 de dezembro de 2011. Coincidentemente (ou não), numa partida decisiva entre Corinthians e Palmeiras, que terminou com o Corinthians de Sócrates como campeão Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Admirador do Doutor desde moleque, o pesquisador costumava, no tempo em que Sócrates participava do programa Cartão Verde (da TV Cultura), ir até o bar Mercearia São Pedro para participar das noitadas que rolavam após a atração televisiva.

“Sempre fui apaixonado por ele. Eu ia para o bar só para encontrar ele, o Xico Sá, o Vitor Birner. Era demais”, contou.

Continua depois da publicidade

Não há ainda a informação sobre qual graça foi atribuída a Sócrates. É certo, contudo, que o ex-jogador que completaria 70 anos no último dia 19 de fevereiro continua a ser uma espécie de santo para os admiradores do futebol. E da democracia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados