Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A formação da segunda fase do programa entregou de certificados de qualificação profissional para 781 beneficiárias
Continua depois da publicidade
O programa entregou de certificados de qualificação profissional para 781 beneficiárias | Divulgação/Cidade de Embu das Artes
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira (2) a formação da segunda fase do programa Prospera Família, com a entrega de certificados de qualificação profissional para 781 beneficiárias. A cerimônia aconteceu na Igreja Batista do Avivamento Unido. As informações são do portal da "Cidade de Embu das Artes".
O programa contou com 10 cursos de qualificação profissional entre eles: confeitaria, culinária básica, panificação, maquiagem, manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, recepção e atendimento, operadora de caixa, técnicas de vendas e corte e costura.
As formações foram aplicadas através de parcerias como o Fundo Social de Solidariedade, associações de bairro, igrejas e o Restaurante Popular. A carga horária dos cursos variou entre 20 a 30 horas e os certificados foram emitidos pelo Centro Paula Souza.
A terceira etapa já teve início no dia 3 de maio e será conduzida pelo Sebrae, que irá tratar sobre “empreendedorismo”, com o objetivo de orientar os formandos de como gerir seu negócio a partir dos aprendizados adquiridos nas fases anteriores. A primeira fase focou no “desenvolvimento humano”, abordando temas como cidadania, autoestima e fortalecimento de vínculos.
O Prospera Família ocorre em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e visa promover geração de renda, autonomia e mobilidade social por meio de acesso ao mercado de trabalho e inclusão social de pessoas vulneráveis economicamente.
O programa provém uma transferência de renda, o programa incentiva a participante a elaborar um projeto de vida, faz um acompanhamento socioassistencial e o capacita por meio de oficinas. As famílias são estimuladas a pensar num plano de futuro, a desenvolver um ofício e recebem apoio financeiro para sua subsistência e para comprar os instrumentos para seu trabalho.
Presente ao evento, o vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, afirmou que é preciso acreditar no potencial do ser humano e essa segunda etapa do programa mostra como as participantes já são vitoriosas por estarem ali e acreditarem em si. “Vocês estão dando um passo corajoso de querer aprender para transformar suas vidas. Tenham orgulho!”, declarou o vice-prefeito.
“É um desafio”, reconheceu a coordenadora municipal do Prospera, Adriana Santos, referindo-se a busca das pessoas pela árdua luta de recolocação no mercado de trabalho. “Mas vale a pena persistir e a iniciativa de se qualificar profissionalmente é apenas o primeiro passo para o futuro”, completou.
Uma das formandas, Fernanda Lopes, que representou as beneficiárias do Prospera na cerimônia, revelou que entrou no projeto desacreditada de si, mas se surpreendeu. ” Hoje tenho minha profissão, já trabalho como manicure e sou a prova viva de que a dedicação nos torna mais fortes e guerreiras”, relatou ela para a plateia.
Também participaram do evento: Cristiano Maciel (secretário municipal de Tecnologia); vereadores Betinho, Abel Arantes e Dedé; pastor Madson Pires
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade