A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 04 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

'5G standalone' é liberado para todo o país; entenda tecnologia

Empresas devem ativar a tecnologia em todas as cidades até o final de 2029

Yasmin Gomes

03/12/2024 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O 5G SA se destaca pelo curto tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet

O 5G SA se destaca pelo curto tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet | James Yarema/Unsplash

A tecnologia 5G standalone (SA), principal faixa do 5G, começou a operar em todo o País nesta segunda-feira (2/12). As operadoras já podem ativar o 5G em qualquer cidade, entretanto, isso não significa que a tecnologia será imediatamente implementada em todas as cidades.

Continua depois da publicidade

O edital do leilão do 5G, realizado em 2021, estabelece que as empresas devem ativar a tecnologia em todas as cidades até o final de 2029. Em março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municípios brasileiros.

Velocidade

Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

No Brasil, a faixa utilizada pelo 5G é a de 3,5 gigahertz (GHz), anteriormente ocupada por serviços de satélites e radiodifusão, como as antenas parabólicas. Por isso, para que pudesse ser ativado, foi necessário "limpar" a faixa, instalando filtros e kits para recepção do sinal de TV, processo realizado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Continua depois da publicidade

A liberação da faixa anunciada na última terça-feira (21/11) significa que não há risco de interferência no sinal 5G, permitindo que as operadoras ativem a tecnologia.

Benefícios do 5G standalone

No início da operação, os usuários podiam se conectar ao 5G nas versões "non-standalone" (NSA), que utilizam parte da infraestrutura do 4G, ou o "DSS" (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na sigla em inglês), que algumas operadoras promoveram como "5G" desde 2020, mas que usa apenas a estrutura do 4G.

O 5G SA se destaca pelo curto tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, ou seja, quase não ocorre aquele "delay" que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja ou ouça o que está sendo falado.

Continua depois da publicidade

Outra característica do 5G SA é que ele pode lidar com muito mais dispositivos ligados ao mesmo tempo. A conexão também será mais confiável, pois um aparelho vai poder se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo.

A tecnologia poderá revolucionar áreas como a indústria, a telemedicina, ambientes de realidade virtual, carros autônomos, entre outras.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados