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Cotidiano
O carro embala o crescimento de 44% nas vendas da Citroën no mercado brasileiro em 2019 Da Reportagem De São Paulo
13/07/2019 às 15:40
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No primeiro semestre do ano passado, a Citroën vendeu 9.360 carros no Brasil. Era a 13ª marca mais vendida no País. Já no primeiro semestre deste ano, a marca francesa emplacou 13.451 carros no mercado nacional. Uma expansão de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Agora, a Citroën é a 11ª no ranking nacional de vendas, e o grande responsável por essa retomada do crescimento é o C4 Cactus. Lançado no Brasil em agosto do ano passado, o utilitário esportivo logo virou o modelo mais vendido da Citroën.
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A frente traz a assinatura luminosa em três estágios e o indefectível "chevron" tridimensional cromado. Na parte baixa, os projetores adotam uma máscara negra. A frente é alta e horizontal e a silhueta é fluida. As colunas revestidas de preto fosco conferem à capota um aspecto flutuante. Molduras nas caixas de rodas e na parte inferior ajudam a proteger a carroceria, bem como os Airbumps - bolsas de ar que marcaram o estilo do primeiro Cactus em 2014 - posicionados na parte inferior das portas. As rodas aro 17" diamantadas com pneus de uso misto reforçam o aspecto SUV. Na traseira, as lanternas são compostas por módulos de led alongados. São três opções de cores de teto (Branco Banquise, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda), que podem se compor com as seis cores disponíveis da carroceria (Branco Nacré, Cinza Alumínio, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda).
Dentro do Cactus, os assentos são bem desenhados, recheados com espumas de textura agradável e têm regulagem de altura para o motorista e passageiro. O apoio de braço do motorista no console central é um tanto recuado demais, o que torna difícil de usar. Há bons porta-objetos. Próximo ao painel de bordo, está um nicho associado a dois porta-copos e outro, fechado, na parte posterior do console central. Nos nichos das portas dianteiras e traseiras, é possível acomodar garrafas de até 1,5 litro. O porta-malas leva 320 litros, mas pode carregar até 1.170 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O estilo da versão para o mercado latino-americano é bem mais ortodoxo do que o adotado na Europa. As cores privilegiam os tons escuros e o painel 100% digital é moderno e tecnológico. Todas as versões do Cactus contam com central multimídia de 7'' com conectividade Bluetooth, que agrupa sistemas de auxílio à condução, ar-condicionado e telefonia, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, rádio com seis alto-falantes, equipado com AM, FM e pilotado pelos comandos no volante. O Mirror Screen permite navegação por meio do Google Maps ou do Waze e gestão de SMS.
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Em termos de equipamentos, o Cactus é caprichado em sua versão topo de linha. Vem com sistema Keyless, botão Start/Stop, sistema de áudio hi-fi de alta qualidade, Bluetooth, câmera de ré, controle e limitador de velocidade, faróis automáticos, sensor de chuva, espelho eletrocrômico e detector de pressão dos pneus. O grupo de opcionais Pack inclui sistema de frenagem automática, alertas de colisão, de atenção ao condutor e de saída de faixa, indicador de necessidade de descanso, airbag de cortina e carroceria de duas cores. A existência de apenas uma saída USB e a ausência de saída de ar-condicionado para o banco traseiro são duas "economias" que poderiam ter sido evitadas, pelo menos nessa versão "top".
Sob o capô da configuração Shine, o C4 Cactus traz o motor 1,6 litro THP (Turbo High Pressure) 16V flex, acoplado a uma caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas. A versão Shine Pack agrega um pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção que inclui o Active Safety Brake - Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão -, Alerta de Atenção ao Condutor e Coffee Break Alert, que informa ao motorista quando é uma boa ideia dar uma pausa na direção, além de seis airbags (duplo frontal, laterais e de cortina). Essa versão "top" é oferecida no site da marca por R$ 99.990 se a carroceria e o teto forem na cor Preto Perla Nera. Todas as outras cores acrescentam algo no preço. A combinação de carroceria Azul Esmeralda com teto Branco Banquise do modelo testado sai por R$ 2.400.
Esperto e estiloso
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Com injeção direta sequencial, o eficiente motor THP 16V Flex se harmoniza bem com a caixa de câmbio automática sequencial Aisin de 6 velocidades. São três modos de condução: Sport, Drive e Eco. O Drive proporciona um equilíbrio entre desempenho e consumo, o Sport valoriza o aspecto dinâmico e o Eco privilegia um menor consumo de combustível. Segundo a Citroën, o modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos (com etanol) e chegar à velocidade máxima de 212 km/h.
A suspensão é um ponto alto do Cactus. Ela proporciona elevado conforto sem sacrificar a agilidade dinâmica. No off-road leve, o rodar do Cactus entrega bom nível de conforto e ótima absorção de irregularidades. A direção elétrica é tão suave que chega a assustar quem não está acostumado. O vão livre do solo de 22,5 centímetros e os bons ângulos de entrada e saída colaboram na transposição de eventuais obstáculos.
Equipamentos como o Grip Control, o ESP e o Hill Assist reforçam a segurança em situações de risco e pisos de baixa aderência. O Active Safety Brake usa a câmera dianteira para monitorar o trânsito e identiicar veículos e até mesmo pedestres. De 5 a 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente quando for detectado risco de acidente, se o carro estiver abaixo de 80 km/h (para veículos parados) ou 60 km/h, no caso de pedestres. Já o Coffee Break Alert apenas propõe ao motorista dar uma pausa, por meio de uma simpática luz no painel em formato de xícara de café. Ela aparece quando o sistema detecta que o motorista esta dirigindo de forma inconstante, denotando sono.
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*Por Luiz Humberto Monteiro Pereira, da Agência AutoMotrix
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