Entre em nosso grupo
2
Segundo a Secretaria de Saúde do município, foram contabilizados 97 casos da doença, que em humanos é diferentes da dos animais e é chamada cientificamente de escabiose Da Reportagem De São Paulo
07/06/2019 às 12:30
Continua depois da publicidade
Alunos de escolas públicas de Mauá estão enfrentando um surto de sarna. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, foram contabilizados 97 casos da doença, que em humanos é diferentes da dos animais e é chamada cientificamente de escabiose.
Continua depois da publicidade
Na Escola Municipal Florestan Fernandes foram confirmados 11 casos e outras quatro unidades também registraram a doença. Apesar do surto, as aulas foram mantidas e de acordo com a prefeitura foi realizada higienização nas escolas.
Nesta quinta (6), um comitê de crise formado por representantes das secretarias de saúde, educação, finanças participaram de uma reunião para discutir como lidar como o que já é tratado como surto.
A DOENÇA
Continua depois da publicidade
A escabiose, ou sarna humana, é um doença infecciosa causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabie, transmissível pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo pelas roupas. O parasita se alimenta da queratina, proteína que constitui a camada superficial da pele. Depois do acasalamento, a fêmea põe os ovos que eclodem em duas semanas.
As lesões mais comuns ocorrem nas mãos e é, especialmente, a mão que serve de veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo, principalmente coxas, nádegas, axilas, cotovelo. No homem, a infecção é comum nos genitais e, na mulher, nos seios.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade