A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 09 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Brotas: Uma cidade aventureira

Localizada a 240 km da capital paulista, Brotas é a opção para quem quer fugir das praias e ainda aproveitar esportes em meio a natureza Por Priscila Freitas De São Paulo

25/05/2019 às 21:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Brotas é sempre uma nova emoção. Afinal, reúne o maior número de atividades de turismo de aventura do Brasil. Para fechar um dia inteiro de experiências na natureza, nada melhor que acompanhar o pôr do sol. Como as cuestas, de relevo assimétrico, dominam o município, não é de qualquer ponto que é possível ver o astro-rei se ocultando no horizonte. Até por isso é uma atividade pouco difundida entre os turistas. Mas há, sim, lugares para essa contemplação. Na área rural, são dois: Ecoparque Poção que, inclusive, tem dois mirantes e drinque para celebrar o momento, e Represa do Patrimônio, para quem está embarcado, ao lado da margem oposta à vila. Na área urbana, mais dois: Bar do Gui, que tem happy hour para a ocasião, e na via púbica nas proximidades do ginásio de esportes Brotão.

Continua depois da publicidade

Há vários meios de hospedagem com vista privilegiada para o oeste, em que os hóspedes podem acompanhar o pôr do sol, como o Hotel Fazenda Jacaúna e a Pousada Primavera da Serra. Na área rural, quem estiver passando o dia no Ecoparque Cassorova pode aproveitar o finzinho do horário de funcionamento do espaço para se posicionar no mirante mais a oeste da propriedade para ver o sol começando a se aproximar do horizonte. De outros pontos turísticos de Brotas, como o Recanto das Cachoeiras, apesar de não ter vista do pôr do sol, é possível acompanhar a trajetória do astro-rei até ele sumir atrás da serra, geralmente deixando o céu com lindas nuances de cores.

O outono, por ser um estação de transição, geralmente com dias ensolarados e temperaturas amenas, reúne as condições ideais para as atividades que exigem maior esforço físico, como um trekking mais longo, para fotografar a natureza e contemplar o pôr do sol. Brotas se consagrou como capital do turismo de aventura, mas há muito o que fazer no município sem entrar na água, como arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, ciclismo e cavalgada.

As trilhas, muitas das quais levam a cachoeiras, possibilitam contemplar paisagens incríveis, com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado. O Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do estado de São Paulo, onde se é realizado o rafting e o boia-cross, entre outras atividades de turismo de aventura, completa o belo cenário. É o lugar perfeito para o ecoturismo.

Continua depois da publicidade

Brotas está localizada no centro do estado de São Paulo, a apenas 240 km da Capital e a 170 km do Aeroporto de Viracopos. O destino, que conta com o famoso Rio Jacaré Pepira, oferece muito além das suas águas. Por lá, é possível encontrar história e cultura no Parque dos Saltos, onde aconteceu o período do auge da cultura cafeeira, pois Brotas em 1911 já produzia a própria energia elétrica, e a antiga Casa das Máquinas, que se encontra no interior do parque. Como testemunha da história pode-se ainda avistar os casarões da época do café, o Museu do Café (Museu do Cotidiano).

Corpus Christi em Brotas

No feriadão de Corpus Christi, nada melhor que reunir a família e viajar para curtir a natureza, relaxar e se divertir. Um destino recomendado é Brotas, a apenas 240 km de São Paulo, conhecida como a capital da aventura.

Continua depois da publicidade

A dica de hospedagem fica por cona do Brotas Eco Resort e aproveitar a programação com diversos jantares temáticos, festa junina com fogueira, muitas comidas típicas e música ao vivo. O pacote de 3 diárias, de 20 a 23 de junho, tem tarifas variando a partir de R$ 3.400 para o casal, em regime de pensão completa. Uma criança de até 9 anos é cortesia. E os hóspedes ainda ganham um ingresso por apartamento para visitar a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), instalado dentro do Eco Resort, e fazer uma sessão de planetário com observação das estrelas.

A diversão dos pequenos ficará por conta de uma equipe especializada de monitores. A programação tem arco e flecha, bingo chocolate, aula de dança, cine pipoca, oficina de bijoux, gincana noturna com lanternas e fogueira.


NÃO DEIXE DE CONHECER


centro cultural brotas divulgacao 10293Centro Cultural Brotas: Instalado em um casarão do século 19, o "novo" Centro Cultural abriga a biblioteca pública, museu do café e preserva os arquivos históricos de Brotas. O casarão era palco de apresentações musicais e saraus literários.
(Foto: Divulgação)



parque saltos cred luciana pires jesus 10269Parque dos Saltos: O lugar é o cartão postal de Brotas, pois o rio "corta" a cidade, formando várias quedas e corredeiras. Abriga ainda um prédio de valor histórico da antiga usina hidrelétrica do início do século 20, quando Brotas já tinha iluminação pública elétrica, antes mesmo que alguns bairros da Capital.
(Foto: Luciana Pires Jesus/PMB)



campeonato de rafting 10295Rafting: Esse é um dos esportes mais procurados por turistas que vão para Brotas e é realizado nas águas do Rio Jacaré Pepira.
(Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados