A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Paraty: Uma viagem ao tempo

Localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo, Paraty oferece atrativos naturais e históricos Por Priscila Freitas De São Paulo

09/03/2019 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Com belas praias e passeios históricos, Paraty se tornou a opção preferida de quem deseja buscar uns dias de descanso. De acordo com a agência de viagens 123 Milhas, o Centro Histórico de Paraty "é como uma viagem no tempo que vale muito ser feita".

Continua depois da publicidade

"Em Paraty, houve diferentes tombamentos que abrangem a cidade e o município: o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade foi tombado pelo Iphan, em 1958; o município de Paraty recebeu o título de Monumento Nacional, em 1966; e um novo tombamento incluiu o entorno do conjunto arquitetônico e paisagístico do município, em 1974. Neste conjunto, destacam-se seu valor excepcional, a extraordinária beleza natural, a originalidade da área do município, além da importância do papel histórico que Paraty representou como elemento de ligação entre as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais", afirma a prefeitura da cidade.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Paraty tem muito a oferecer. Fundada em 1630, viveu seu auge no período colonial, quando escoava o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Pode ser acessada facilmente de carro e combina belezas naturais com atrativos culturais.

Cultura

Continua depois da publicidade

De acordo com a ViajaNet, agência de Viagens on-line, Paraty é um prato cheio para quem ama cultura. O calendário é animado e começa em maio, com o Bourbon Jazz Festival, que conta apresentações gratuitas do melhor do jazz, blues e música soul.

Em junho, a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, reúne grandes escritores do Brasil e do mundo. Este ano, o homenageado será Euclydes da Cunha. Já em setembro, é a vez do Paraty em Foco, festival internacional de fotografia, o mais importante encontro do gênero no Brasil e em toda a América Latina.

Ainda em setembro, acontece o 3º Encontro SESC de Cinema de Animação e também movimenta as ruas da cidade. E, durante o ano todo, os visitantes podem conferir a programação do Teatro Espaço. Localizado no centro histórico, o teatro traz apresentações de contadores de histórias e outros artistas.

Continua depois da publicidade

Quatro motivos para visitar Paraty

O ViajaNet, agência de viagens on-line, separou quatro motivos para visitar a cidade em qualquer época do ano:

Arquitetura colonial

Continua depois da publicidade

O centro histórico da cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. Em suas calçadas compostas por pedras, o visitante vai se encantar com casarões bem preservados e com quatro grandes igrejas.

Diversidade culinária

Em 2017, Paraty recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco para a Gastronomia. Não foi à toa. Com sua culinária tipicamente caiçara, que mescla influências portuguesas, indígenas e africanas, a cidade traz opções para todos os gostos.

Continua depois da publicidade

Praias paradisíacas

A maioria das praias está distante do centro histórico, mas pode ser facilmente acessada por estrada, barco ou lancha. Uma opção são os passeios de escunas.

Festejos religiosos

Continua depois da publicidade

Paraty tem grande influência da religião católica. As comemorações da Santa, da Festa da Padroeira, Festa do Divino, Festa de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, mesclam cultura, gastronomia e fé.


NÃO DEIXE DE CONHECER


igreja de santa rita de cassia parati cred anthony paz 2350Igreja de Santa Rita de Cássia: A Igreja foi edificada em 1722 pelos pardos libertos da época e é o cartão postal de Paraty. Atualmente o prédio abriga o Museu de Arte Sacra da cidade e conta com uma exposição permanente de imagens, objetos sacros, prataria e alfaias da paróquia.
(Foto: Anthony Paz)



saco do mamangua em paraty cred marabelo 2324Saco do Mamanguá: O Saco do Mamanguá é o único fiorde tropical da costa brasileira, formando uma entrada de mar que se estende por 8 Km, com águas esverdeadas e de temperatura agradável, até se encontrar com o manguezal da Baía da Ilha Grande.
(Foto: MaRabelo)



praia do cepilho trindade parati cred jantroyka 2338Praia do Cepilho: Praia pequena localizada entre a Ponta do Cepilho e a Praia de Fora, com aproximadamente 550 metros de extensão. É a mais procurada pelos surfistas, pois nesta praia estão as melhores ondas de Paraty. Há apenas um bar no local, que serve de apoio aos turistas.
(Foto: Jantroyka)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados