Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A Serra Gaúcha mostra que seus atributos estão muito além do frio e é opção de turismo em todas as estações do ano Por Priscila Freitas De São Paulo
05/01/2019 às 17:00
Continua depois da publicidade
Destino cobiçado dos turistas, a Serra Gaúcha reúne atrativos que conquistam visitantes do país inteiro e também de fora dele. São opções como rotas históricas, roteiros de cicloturismo, tour de compras, turismo de aventura, rotas gastronômicas e as inúmeras possibilidades no mundo dos vinhos.
Continua depois da publicidade
Mesmo no verão, a região com todo seu charme mostra aos turistas que seus atributos vão muito além dos dias frios. Formada por diversos municípios do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha possui dois principais núcleos turísticos: na região das Hortênsias estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. No Vale dos Vinhedos estão Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
De janeiro a março, o Vale dos Vinhedos fica bem movimentado por conta da época de colheita, o que aumenta o fluxo de visitantes que são apaixonados por vinho. O destino turístico responde por cerca de 85% da produção nacional de vinhos e Bento Gonçalves é a cidade com o principal polo de produção nacional do vinho.
Em meio a paisagens deslumbrantes, o público pode realizar visitas técnicas às vinícolas e descobrir o local onde são cultivadas as uvas e a forma como os vinhos são elaborados – com a melhor combinação entre tradição e inovação, zelo artesanal e apuro tecnológico.
Continua depois da publicidade
Lembrando que a cidade é apenas uma parada para quem deseja conhecer a Serra Gaúcha. Segundo informações da agência de viagens CVC, os municípios são próximos um dos outros, separados apenas por aproximadamente uma hora e meia de carro. “É possível conhecer estas duas regiões me poucos dias de viagem”, informa a CVC.
Além da degustação de vinhos, outro passeio que deve fazer parte do roteiro dos viajantes, é o de Maria Fumaça. A locomotiva do século 20 passa entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi, em duas horas de viagem com mais vinho e apresentações de músicas italianas e gaúchas.
Gastronomia tem os cafés coloniais e o tradicional churrasco
Continua depois da publicidade
Uma das principais atrações da Serra Gaúcha é a gastronomia. Com raízes nas culturas alemãs e italiana, a comida servida em restaurantes e hotéis da região conquista a todos. O destaque da CVC é para os cafés coloniais, com pães caseiros, geleias, embutidos, cucas e muito mais. Outra especialidade da serra são os chocolates artesanais. E como é tradição no Rio Grande do Sul, nada melhor do que um bom churrasco! As carnes mais pedidas são de boi e cordeiro, acompanhadas de farinha de mandioca e arroz de carreteiro.
A região possui na paisagem um de seus mais belos patrimônios. São morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções, atividades e possibilidades de visitação. O local também conta diversos roteiros além do vinho, como Caminhos da Imigração e Caminhos de Pedra.
NÃO DEIXE DE CONHECER
Continua depois da publicidade
Além da paisagem tipicamente europeia intercalada com arquitetura italiana, o principal atrativo são as idas às vinícolas. Um exemplo é a Monte Reale, onde é possível passear pelo interior da empresa, acompanhado de profissionais especializados que explicam todo o processo de elaboração da bebida.
(Foto: Divulgação)
A Serra Gaúcha é a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional da bebida. Em Bento Gonçalves, além de visitar as vinícolas, é possível desfrutar do produto final. Os principais atrativos na cidade são o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça.
(Foto: Divulgação)
Famosa por sua beleza, a estrutura da cidade possui fortes influências alemãs e italianas. Com programações para todos os gostos, “Gramado é hoje o maior polo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Algumas das principais atrações são as compras em Nova Petrópolis, o Tour Uva e Vinho com visita ao Parque Europeia Italiana e o Trem Maria Fumaça”, indica Gelson Walker diretor da Tô Indo Viagens.
(Foto: Divulgação)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade