A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 28 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cubanos saem e postos de saúde cancelam consultas

Está faltando clínico geral em unidades de saúde após saída de Cuba do Programa Mais Médicos Da Reportagem De São Paulo

21/11/2018 às 20:39  atualizado em 22/11/2018 às 13:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A manhã desta quarta-feira (21) foi de transtorno para pacientes que procuraram atendimento em unidades de saúde da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Médicos cubanos começaram a reduzir os trabalhos após o rompimento do Programa Mais Médicos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Conselho de Saúde do município, várias unidades contam exclusivamente com médicos cubanos como CS Jardim Rossin, CS “Laura Simões Carvalheira Amicucci” (Vila Perseu Leite de Barros), CS Jardim Lisa e CS Dr. Pedro Agápio de Aquino Netto - Balão do Laranja, todas na região do Campo Grande.

Mesmo com aviso na porta, pacientes que tinha consultas com clínico geral ficaram na fila por atendimento no Centro de Saúde Jardim Rossin.

Para retomar o atendimento nessas unidades, um edital prevê 118 vagas na região de Campinas para substituir cubanos no Mais Médicos. Por nota, a Secretaria de Saúde do município informou que “está acompanhando todo o processo de desligamento dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos, com planejamento de como será a reposição”. Desde o anúncio da medida, reuniões de trabalho têm sido realizadas para garantir a assistência, diz a Pasta.

Continua depois da publicidade

Sorocaba

Também no interior de São Paulo, em Sorocaba, a manhã desta quarta-feira foi de transtorno para pacientes. Na cidade, 18 médicos cubanos já deixaram de atender nas unidades básicas de saúde dos bairros Habiteto, Paineiras, Vitória Régia, Barão, Nova Esperança, Jardim Rodrigo, São Bento, Wanel Ville, Brigadeiro Tobias e Cajuru.

Novo edital

Continua depois da publicidade

As inscrições do Programa Mais Médicos para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos começaram nesta quarta-feira e vão até o dia 25 deste mês. Conforme o edital publicado na terça-feira pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. Somente no estado de São Paulo são 1.406 vagas. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados