A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

3ª edição do 'Pop Rua Jud Sampa' oferece oportunidades de emprego a pessoas em situação de rua

Evento ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Parque Jardim da Luz, no Bom Retiro, e terá inúmeros serviços às pessoas mais vulneráveis

Isabella Fernandes

20/10/2023 às 10:25  atualizado em 20/10/2023 às 11:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
De acordo com STF, o plano deverá conter um diagnóstico atual da população em situação de rua, com identificação de perfil, procedência e principais necessidades

De acordo com STF, o plano deverá conter um diagnóstico atual da população em situação de rua, com identificação de perfil, procedência e principais necessidades | Tânia Rego/Agência Brasil

A Prefeitura estará presente na 3ª edição do “Pop Rua Jud Sampa” ofertando seus serviços de empregabilidade por meio das unidades móveis do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. O evento é promovido pelo TRF3 - Tribunal Regional Federal da 3ª Região e ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, das 10h às 15h no Parque Jardim da Luz, no Bom Retiro. O encontro tem como objetivo oferecer à população em situação de rua serviços de saúde, assistência social, cidadania, orientação jurídica, entre outros, facilitando o acesso em um mesmo local.

Continua depois da publicidade

Durante o evento, aqueles em situação de vulnerabilidade terão a oportunidade de se candidatar a vagas de emprego ou buscar a reintegração no mercado de trabalho. Além disso, serão oferecidas orientações técnicas de como utilizar a carteira de trabalho digital, acessar o Portal Cate, que disponibiliza mais de 180 cursos gratuitos com certificação, e receber informações sobre como se inscrever nos programas e cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado. 

No evento os participantes ainda terão uma orientação jurídica, emissão de primeira e segunda vias de documentos, cadastro e atualização em programas sociais (Cadúnico), orientações sobre os direitos humanos; e atendimento específico para mulheres, público LGBTQIA+, imigrantes e egressos do sistema penitenciário.

Continua depois da publicidade

Na área da saúde e assistência social, os participantes terão acesso a diversos serviços, incluindo testes rápidos, vacinação para adultos e crianças; orientação sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; cuidados odontológicos; cortes de cabelo; maquiagem; uma brinquedoteca; serviços para animais de estimação, entre outros.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, comenta que durante todos os dias de evento a equipe de secretaria estará pronta para atender a população, dando orientações e auxílios necessários para o encaminhamento de processos seletivos, orientação sobre a elaboração da carteira de trabalho digital, além de fornecer instruções sobre os cursos e programas oferecidos pela secretaria, como uma forma de contribuir pro aprimoramento profissional da população.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, mais 40 entidades estarão presentes no evento, ofertando seus serviços, como, Governo do Estado de São Paulo, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Justiça Eleitoral, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defensoria Pública da União e do Estado, Advocacia Geral da União, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal (para atendimento aos imigrantes), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas, Comitê Nacional para os Refugiados, Cruz Vermelha, Arquidiocese de São Paulo, Cáritas Arquidiocesana, Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), entre outros.

Continua depois da publicidade

Sobre o Pop Rua Jud Sampa

O “Pop Rua Jud Sampa” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.

Serviço

Continua depois da publicidade

Pop Rua Jud Sampa 3

Data: 24, 25 e 26 de outubro

Horário: das 10h às 15h

Continua depois da publicidade

Local: Parque Jardim da Luz, Bom Retiro

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados