A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 25 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Tiago Leifert e Daiana Garbin vão a Taboão da Serra para divulgar 'De Olho nos Olhinhos'

Campanha de mobilização nacional ocorre neste sábado para promover conscientização sobre o retinoblastoma

Hebert Dabanovich

20/09/2024 às 14:00  atualizado em 20/09/2024 às 14:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Casal estará no Shopping Eldorado, em São Paulo, e no Shopping Taboão, em Taboão da Serra

Casal estará no Shopping Eldorado, em São Paulo, e no Shopping Taboão, em Taboão da Serra | Divulgação

A terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que terá mobilização nacional, ocorre neste sábado (21/9). Criada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, a campanha visa conscientizar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos.

Continua depois da publicidade

O casal estará no Shopping Taboão, em Taboão da Serra, e no Shopping Eldorado, em São Paulo, para promover a conscientização da doença com médicos voluntários e outros profissionais de saúde.

A ação se estende a outros 12 shoppings pelo estado de São Paulo, incluindo unidades na capital e em cidades como Campinas, Franca, Bauru e Piracicaba.

A iniciativa, que já se tornou uma ONG, ajuda famílias a obter diagnóstico precoce, acessar médicos e realizar exames, facilitando o encaminhamento para centros de referência em caso de confirmação da doença.

Continua depois da publicidade

Diagnóstico precoce é fundamental

Tiago Leifert e Daiana Garbin decidiram lançar a campanha após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses. “Queremos que outras famílias cheguem ao diagnóstico mais rápido do que conseguimos”, afirma o jornalista.

Daiana também alerta sobre os principais sintomas, como o reflexo branco nos olhos, conhecido como “olho de gato”, e estrabismo, destacando a importância do diagnóstico precoce para salvar a visão e a vida das crianças.

Segundo a oncologista pediátrica do GRAACC, Carla Macedo, de 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma são diagnosticados em estágio avançado, aumentando os riscos de metástase.

Continua depois da publicidade

“Identificar a doença eleva precocemente a chance de cura para 90%”, explica a médica.

Os sintomas mais comuns do retinoblastoma incluem a leucocoria, ou “olho de gato”, visível principalmente em fotos com flash, além de estrabismo e tremores nos olhos.

A recomendação é que, ao notar esses sinais, os pais levem seus filhos a um oftalmologista para realizar exames, como o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como teste do olhinho. Esse exame está disponível gratuitamente pelo SUS.

Continua depois da publicidade

Expansão da campanha

Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” se expandiu para todos os estados do Brasil, e contou com o apoio de grandes marcas como RD Saúde, Genesis Genomics e Johnson & Johnson. A ALLOS, rede de shoppings, disponibilizou 57 unidades para a realização de eventos informativos, e 1.333 telas de farmácias exibirão vídeos sobre a campanha.

Além disso, Daiana e Tiago divulgarão a ação nas redes sociais, por meio de vídeos e entrevistas com especialistas, explicando como detectar o retinoblastoma e a importância do tratamento precoce.

A mobilização deste ano conta com o mascote Flash, um gatinho que representa o reflexo branco nos olhos, um dos principais sintomas da doença. O personagem aparecerá em cartilhas e materiais distribuídos para o público.

Continua depois da publicidade

A participação de diversas entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), reforça a importância da iniciativa, que busca levar informação e salvar vidas por meio do diagnóstico precoce do retinoblastoma.

O casal estará no shopping Taboão para atender ao público das 11h às 12h30 e no shopping Eldorado das 15h às 16h30. Segundo a organização. Os horários podem ser modificados, caso ocorra algum imprevisto, segundo a organização.  

Confira demais shoppings que receberão a campanha:

Continua depois da publicidade

São Paulo

Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970, Pinheiros

Shopping Campo Limpo
Estrada do Campo Limpo, 459 – Campo Limpo

Shopping Plaza Sul
Praça Leonor Kaupa, 100 – Jd.da Saúde

Continua depois da publicidade

Shopping Jardim Sul
R. Itacaiúna, 61 – Vila Andrade

Shopping Villa Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros

Taboão da Serra

Shopping Taboão
Rodovia Régis Bittencourt, nº 2.643

Continua depois da publicidade

Franca

Franca Shopping
Av. Rio Negro, 1.100

Bauru

Boulevard Shopping Bauru
Rua General Marcondes Salgado, Nº 11-39 – Chácara das Flores

Campinas

Parque Dom Pedro
Av. Guilherme Campos , 500 – Santa Genebra

Continua depois da publicidade

Piracicaba

Shopping Piracicaba
Av. Limeira, 722 – Areião

Araçatuba

Shopping Praça Nova Araçatuba
Rua Carlos Pereira da Silva, 6000 – Jd Guanabara

Barueri

Shopping Tamboré
Av. Piracema, 669 – Tamboré

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados