Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ao todo, 15 estão no litoral norte e 21 no litoral sul
Continua depois da publicidade
População deve evitar o contato com a água nessas áreas devido à presença de contaminantes que podem incluir bactérias, vírus e protozoários | Divulgação/ Prefeitura do Guarujá
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu um alerta sobre a qualidade da água em diversas praias do litoral de São Paulo. No total, 36 praias estão impróprias para o banho.
Continua depois da publicidade
Segundo o último boletim divulgado na quinta-feira (26/12), 15 praias do litoral norte e 21 do litoral sul foram classificadas como impróprias para o banho e outras atividades aquáticas, como esportes náuticos.
Conforme a Cetesb, a população deve evitar o contato com a água nessas áreas devido à presença de contaminantes, que podem causar problemas de saúde, desde irritações cutâneas até doenças mais graves.
A recomendação é que os banhistas não entrem em praias com bandeira vermelha.
Continua depois da publicidade
Confira as praias impróprias por região:
Na região do litoral norte, há 15 praias impróprias para o uso:
Na região sul, há 21 praias sem condições de uso:
Continua depois da publicidade
Turistas que passaram a virada de ano em Guarujá, no litoral de São Paulo, relataram sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito, dor abdominal e diarreia, e enfrentaram pronto-socorro lotado e falta de remédios nas farmácias.
Turistas e moradores de Santos, Praia Grande (na Baixada Santista), e São Sebastião (no litoral norte), também se queixam dos mesmos sintomas. O governo paulista orienta os municípios sobre medidas para evitar casos de Doenças de Transmissão Alimentar (DTA), como a gastroenterite.
A Cetesb e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) afirmam que monitoram e orientam os municípios da Baixada Santista e do litoral norte quanto às medidas a serem tomadas.
Continua depois da publicidade
Conforme orientação da Cetesb, a população deve evitar o contato com a água nessas áreas devido à presença de contaminantes que podem incluir bactérias, vírus e protozoários. A companhia recomenda que:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade