A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

1º clube de leitura para presos não alfabetizados é inaugurado

Projeto-piloto foi feito na Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira de Araraquara, no interior de SP

Isabela Alves

25/04/2025 às 11:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto quer dar mais possibilidades de inclusão social aos presos

Projeto quer dar mais possibilidades de inclusão social aos presos | Agência São Paulo

O sistema prisional de São Paulo inaugurou o primeiro clube de leitura para presos não alfabetizados. O projeto foi lançado nesta quarta-feira (23/4) na Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira de Araraquara, no interior do Estado.

Continua depois da publicidade

Serão feitos sete ciclos mensais de leitura, totalizando 280 atendimentos ao longo deste ano. O clube quer promover o acesso à literatura mesmo entre aqueles que não dominam a leitura e a escrita, para os presos estimularem o pensamento crítico e tenham mais possibilidades de inclusão social. 

“Este é mais um projeto que nos enche de orgulho e gratidão por poder oferecer algo tão valioso àqueles que hoje se encontram privados de liberdade”, explicou o chefe de departamento da unidade prisional, Marcelo Pedro Antônio.

O projeto-piloto será feito nas unidades da Penitenciária de Ribeirão Preto, Penitenciária III de Serra Azul, Penitenciária de Araraquara e Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis. 

Continua depois da publicidade

As leituras serão em grupo, em duplas e audiolivros (com tablets sem acesso à internet). Os livros e audiolivros serão fornecidos pela Fundação Observatório do Livro e da Leitura, responsável pela formação dos mediadores.

O projeto foi idealizado pela Secretaria da Administração Penitenciária/Polícia Penal, por meio da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura.

Os serviços da Secretaria de Administração Penitenciária mudaram de endereço em São Paulo. Veja aqui as novas localidades.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados