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Cotidiano

15% pagam pedágio por aproximação no sistema Anchieta-Imigrantes, em SP

Segundo a Artesp, há estudos em andamento para expansão desta tecnologia para outras praças de pedágio do Estado

27/09/2022 às 13:45  atualizado em 29/09/2022 às 11:07

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no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, esse tipo de pagamento representa 10% do total

no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, esse tipo de pagamento representa 10% do total | Divulgação

Os pagamentos por aproximação parecem estar caindo no gosto do brasileiro, até mesmo na hora de passar no pedágio. De acordo com informações enviadas à Gazeta pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o total de pagamentos feito por meio desta tecnologia chega a 15% nas rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes.

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Neste sistema, que é administrado pela Ecovias, a modalidade de pagamento está disponível desde 2020, ano em que a fase aguda da pandemia de Covid-19 era um incentivo ao uso de tecnologias de pagamento sem contato direto.

Ainda de acordo com a Artesp, o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, administrado pela Ecopistas, também oferece esta opção de pagamento aos motoristas e vê 10% dos motoristas optando por não pagar com cédulas e moedas.

Campinas

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Pagar por aproximação com o celular, cartão de débito ou crédito também já é possível desde o dia 1º de agosto, no Corredor Dom Pedro, que faz a ligação entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas.

O trecho operado pela concessionária Rota das Bandeiras, oferece oito praças de pedágio que aceitam pagamento automático da tarifa com a tecnologia de aproximação NFC. 

Cabine de pedágio sem operação humana

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Uma novidade na malha paulista são as cabines de autoatendimento destinados aos veículos de passeio.  Ainda operando como projeto-piloto, este modelo de serviço está disponível na praça de pedágio de São José dos Campos, no km 92+500 da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), onde há uma cabine em cada sentido com a tecnologia. 

A Praça Piratininga, no km 32+381 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), sentido litoral, também dispõe de duas cabines não operadas por humanos. A Artesp explica que os locais contam com totens de autoatendimento que permitem que os motoristas façam o pagamento com cartão de crédito ou débito, por aproximação, e de forma totalmente autônoma (sem sair do carro). 

Planos de expansão

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Apesar das operações já existentes, a possibilidade de pagamento por aproximação ainda não ocorre em todas as praças de pedágio. A Reportagem apurou que nas praças de pedágio do Rodoanel Mário Covas, na altura de Cotia, sentido Castello Branco, a modalidade de pagamento é oferecida apenas nos casos em que o motorista não tem como pagar em espécie.

A CCR, empresa responsável pelo Rodoanel, informou que pretende implantar a tecnologia no mês de outubro nas rodovias que administra. Segue a nota da companhia enviada à Reportagem:

"No Estado de São Paulo, as praças de pedágio da CCR RioSP, na Via Dutra (BR-116), já aceitam o pagamento por meio de cartão (crédito e débito) com a função NFC. O serviço foi implantado neste mês, em atendimento às novas diretrizes da ARTESP, nas praças de pedágio da CCR SPVias (principais rodovias do sudoeste paulista), da CCR AutoBAn (Sistema Anhanguera-Bandeirantes), da CCR ViaOeste (Sistema Castello-Raposo) e na CCR RodoAnel (trecho oeste do Rodoanel Mário Covas) a expectativa é de que seja implantado durante o mês de outubro".

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Por sua vez, a Artesp informou que a expansão da tecnologia para outras praças de pedágio do Estado depende das concessionárias.

"Em relação à implantação em outras praças há estudos em andamento, mas vale ressaltar que o sistema é instalado pelas concessionárias que administram os trechos e que avaliam a necessidade e demanda de cada região. A ARTESP incentiva, por meio de seus contratos de concessão, a implantação de todo tipo de inovação tecnológica nas rodovias sob sua fiscalização, que tragam mais conforto e segurança aos motoristas que utilizam os 11,1 mil quilômetros da malha concedida paulista.", diz a nota da autarquia.

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