A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Doria descumprir promessa não é mais notícia, ironiza Márcio França

De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

30/12/2021 às 13:25  atualizado em 30/12/2021 às 15:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Márcio França

Márcio França | Fernanda Luz

Márcio França (PSB) é conhecido pelo tom conciliador e pragmático, mas não costuma perder oportunidade de alfinetar o governador João Doria (PSDB), seu principal adversário político. Nesta quinta-feira (30), a “Folha de S. Paulo” publicou, em reportagem assinada pelo jornalista Joelmir Tavares, que Doria descumpriu a promessa de campanha de reduzir as secretarias estaduais de 25 para 20 – pelo contrário, hoje o montante de pastas chega a 27. França escreveu: “O fato de Doria descumprir uma promessa não é nem mais notícia. É rotina. Basta notarmos os aumentos de impostos, pedágios e a desvalorização do serviço público. Uma pena para os paulistas que acreditaram no ‘BolsoDoria’”. Não é de hoje que Doria é apontado por não seguir o que diz de forma satisfatória. Quando o tucano deixou a Prefeitura de São Paulo para concorrer ao governo, em abril 2018, o portal “R7” recordou 90 promessas de campanha, e viu que ele só havia cumprido 19 como prefeito. Já 35 não foram cumpridas, enquanto 36 ele deixou em andamento, para ser finalizada (ou não) pelo vice.

Continua depois da publicidade

Armamento à GCM

Após a Prefeitura de São Paulo receber uma série de críticas pelo fato da Guarda Civil Metropolitana (GCM) ter armamentos considerados obsoletos, a gestão Ricardo Nunes (MDB) entregou 10 fuzis e 25 carabinas para a corporação. A verba de R$ 400 mil foi liberada em agosto pelo prefeito por meio de uma emenda indicada pelo vereador Delegado Palumbo (MDB). “Faço o que posso dentro das minhas possibilidades de valores de emendas parlamentares. No ano que vem destinarei mais verbas para a Guarda Civil Metropolitana, mas o que eles precisam mesmo é de uma valorização salarial. O salário deles está muito baixo, muito aquém daquilo que eles deveriam ganhar”, explicou Palumbo à coluna.

Chapa da discórdia

Continua depois da publicidade

A chapa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido) para concorrer à Presidência em 2022 não é unanimidade dentro do PT. Entre os que se opõem à ideia estão os ex-presidente da legenda Rui Falcão e José Genoino e o presidente do diretório paulista, Luiz Marinho. "O que está em jogo é se a esquerda socialista será protagonista do enfrentamento do neoliberalismo ou se a esquerda será domesticada”, disse Genoino nesta semana, em live com integrantes do PSOL.

Andanças

O governador em exercício Rodrigo Garcia (PSDB) – o titular João Doria está em licença até o dia 2 de janeiro – andou pelo Estado nos últimos dias participando de eventos e inaugurações. As andanças foram usadas como estratégia para começar a popularizar o nome de Garcia, que será o candidato tucano ao governo paulista nas próximas eleições. Ele participou, por exemplo, das inaugurações de uma estação do Metrô na Capital, do novo Poupatempo de Ubatuba e de Presidente Prudente e do anúncio de repasse para a Santa Casa de Sorocaba e para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.

Continua depois da publicidade

Fim da gratuidade

A Prefeitura de Guarulhos retirou na última quarta-feira (29) o direito de idosos de 60 a 64 anos de terem gratuidade nos ônibus municipais. O projeto foi proposto pelo prefeito Guti (PSD), e sancionado após a aprovação da Câmara de Vereadores, e não afetará quem já tem o benefício em vigor. Os munícipes se revoltaram pelas redes sociais. “O cidadão idoso brasileiro não tem um dia de paz. Você se dedica e trabalha pela cidade e ganha um presente desse no final do ano: fim da gratuidade”, escreveu um morador, pelo Twitter. “Inacreditável. Cobram do povo mas não tem melhoria nenhuma no sistema”, escreveu o produtor musical Ecologyk.

Continua depois da publicidade

— Ecologyk (@ecologyk_) December 27, 2021

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados