Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
11/06/2021 às 11:53 atualizado em 11/06/2021 às 13:41
Continua depois da publicidade
Câmara Municipal de São Paulo, no centro da Capital | Afonso Braga/CMSP
Uma das medidas mais impopulares da atual gestão municipal, o fim da gratuidade no transporte público a idosos de 60 a 64 anos na cidade de São Paulo, autorizada pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB) em dezembro do ano passado, continua a ser tema de debate. O vereador Celso Giannazi e a vereadora Erika Hilton (ambos do PSOL) apresentaram um PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) com a intenção de devolver o direito a esse público. De acordo com Giannazi, vários vereadores governistas pretendem votar a favor da volta da gratuidade. A retirada do direito havia passado em dezembro por meio de um “jabuti”, quando um tema polêmico é incluído em outro projeto, para facilitar a sua aprovação. “Converso com muitos vereadores da base e muitos deles se sentiram enganados pelo Executivo com uma pauta tão negativa e covarde com a população mais vulnerável”, explicou Giannazi à coluna. Para a aprovação do PLO, é necessária a votação favorável de dois terços da Câmara.
Continua depois da publicidade
Eleições 2022
O deputado estadual Heni Ozi Cukier (Novo) anunciou a intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2022. De acordo com ele, a proposta é a de “ser senador para ser senador”. E explicou: “Pode soar estranho, mas em nosso país é uma revolução. O Senado por aqui é encarado como o ‘banco de reservas’ da política, o lugar em que as pessoas esperam para disputar cargos como prefeito ou governador ou fazem hora extra antes de se aposentarem da vida pública. Mais do que isso, quero ser o senador mais jovem da história de São Paulo”, explicou ele à coluna.
Continua depois da publicidade
Laudêmio
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na última quinta-feira (10) que o governo federal pretende, em breve, extinguir a cobrança do laudêmio. Trata-se de uma taxa paga por proprietários de imóveis que ficam em terrenos que pertencem à União. A maioria deles está no litoral do País. A deputada federal Rosana Valle (PSB) disse que já havia apresentado três projetos de lei com essa finalidade e comemorou a decisão presidencial. “Como deputada que representa a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, com tantas áreas de marinha, fico feliz com essa notícia, que envolve não só moradores da orla da praia, mas da zona noroeste e muitos bairros carentes da nossa região”.
Visita aprovada
Continua depois da publicidade
Apresentado por Arselino Tatto e Jair Tatto (ambos do PT) em maio de 2020, o projeto de lei que institui a visita virtual para pacientes internados com Covid-19 na rede municipal de São Paulo só foi sancionado nesta semana pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), após ser aprovado na Câmara em maio. Apesar de lamentar a demora, Arselino celebrou a nova lei. “A visita virtual é uma forma de aliviar o sofrimento de quem está hospitalizado”.
Proteção animal
O deputado estadual Murilo Félix (Podemos) protocolou um projeto na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que obriga o agressor de animais a arcar com as despesas de resgate e tratamento veterinário das vítimas em todo o estado de São Paulo. “É preciso fechar o cerco, de todas as formas, para coibir a violência contra os animais”, disse. Um outro projeto de lei de autoria do parlamentar já em trâmite institui a Campanha de Divulgação dos Números de Disque-Denúncia e Site contra Maus-Tratos aos Animais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade