Entre em nosso grupo
2
Em destaque
Maio e julho concentraram os maiores crescimentos, 11% e 10%, respectivamente, na comparação às mesmas épocas de 2021
Continua depois da publicidade
O roubo de cargas e o crime de receptação são considerados brandos para o Código Penal | Foto: Nair Bueno/Diário do Litoral
A cada uma hora e meia acontece um roubo de carga, no Estado de São Paulo. São 17 eventos por dia, 525 por mês e de janeiro a setembro já foram registradas 4725 ocorrências. Houve um aumento de 2% nesse tipo de crime, nos nove primeiros meses do ano, na comparação com igual período do ano passado. Maio e julho concentraram os maiores crescimentos (11% e 10%, respectivamente), na comparação às mesmas épocas de 2021. A ausência do Estado, principalmente em regiões periféricas, permite o fluxo econômico do ilícito, mercadorias roubadas, falsificações, contrabando e outros crimes. Sabe-se inclusive do envolvimento de empresários de todos os portes com atividades de pulverização, financiamento e transmutação de carga roubada. O roubo de cargas e o crime de receptação são considerados brandos para o Código Penal.
Continua depois da publicidade
Roubo de cargas II
Assim, a relação custo-benefício favorece a prática dos ilícitos que proporcionam alta rentabilidade com baixo risco. Os tipos de carga mais visadas pelos bandidos são alimentos (23,58%), cigarros (8,79%), eletroeletrônicos (5,20%), bebidas (4,70%), medicamentos e perfumes (4,38%). A capital paulista foi a cidade que apresentou o maior número de ocorrências, 44,52% do total, seguida por Guarulhos (7,84%), São Bernardo do Campo (5,21%), Osasco (4,48%) e Itapecerica da Serra (3,03%). Na cidade de São Paulo, os bairros mais perigosos para roubo de cargas foram Capão Redondo (39 registros), Iguatemi (36), Jaraguá (29), Jardim Ângela (29) e Brás (28).
Vale Uniforme
Continua depois da publicidade
O Vale Uniforme, benefício distribuído pela Prefeitura de São Paulo para as famílias dos estudantes da rede municipal, estará novamente disponível a partir de 12 de dezembro. O valor, de R$ 573,53, é destinado à compra do uniforme escolar para 2023. Mães e pais beneficiados já podem comprar os itens necessários na Use Uniforme, plataforma autorizada pela prefeitura de São Paulo a vender as peças pela internet. Em 2022, mais de 1 milhão de estudantes estavam matriculados nas escolas da rede municipal de São Paulo e receberam o auxílio. O auxílio é concedido às famílias por meio de um cartão, o único meio de pagamento aceito na Use Uniforme.
Gratuidade no transporte público
A Prefeitura de São Paulo anunciou a retomada a gratuidade no transporte público da cidade para passageiros de 60 a 64 anos desde o dia 15, após decisão judicial que alegou ser inconstitucional parte de uma lei aprovada na Câmara Municipal de São Paulo. A gratuidade será concedida por meio da apresentação de um documento que comprove a idade, porém os sistemas de bilhetagem estão sendo preparados para atender esses passageiros. A Justiça de São Paulo realizou um julgamento em 24 novembro deste ano, que declarou a inconstitucionalidade da medida que retirou a gratuidade, porque ela deveria ter sido discutida em um projeto de lei específico para o assunto.
Continua depois da publicidade
Gazeta SP na Rádio Trianon
De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta SP e Diário do Litoral.
Contatos para esta coluna
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade