A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilto Tatto

Nilto Tatto

Nilto Tatto

Uma revolução em prol da Agricultura Familiar

O que muita gente ainda desconhece é a relevância da agricultura familiar para garantir o alimento que chega na sua mesa

12/07/2024 às 21:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
a valorização do pequeno agricultor garante a segurança alimentar do Brasil

a valorização do pequeno agricultor garante a segurança alimentar do Brasil | Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá

Quando falamos da produção de alimentos no Brasil, muito se fala da importância do agronegócio como gerador de empregos, investimentos e ganhos econômicos para o país. O que muita gente ainda desconhece é a relevância da agricultura familiar para garantir o alimento que chega na sua mesa, todos os dias.

Continua depois da publicidade

Para você ter uma ideia, segundo dados do último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes. É responsável por 48% do valor de produção de café e banana; 80% da mandioca, 69% do abacaxi e 42% do feijão. Portanto, imaginem o impacto positivo de políticas públicas de financiamento e apoio técnico aos agricultores familiares.

Nesse sentido, é preciso saudar a iniciativa do presidente Lula que lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025, um ousado plano de recursos para esse segmento, com o potencial de ampliar a participação dos pequenos agricultores e qualificar a produção de alimentos saudáveis no país.

Serão R$ 76 bilhões (isso mesmo, bi!) em crédito rural por meio do Pronaf, valor 43,3% maior do que o valor do último plano Safra do governo anterior. Foram criadas 10 novas linhas de financiamento de crédito rural com taxas reduzidas, incluindo linhas especiais para mulheres e jovens que queiram produzir. O pequeno agricultor que produzir arroz terá juros reduzidos na comparação com outras culturas, para compensar eventuais perdas por conta da situação do Rio Grande do Sul, maior produtor do país.

Continua depois da publicidade

Pela ótica ambiental, é o plano Safra da Agricultura Familiar mais agroecológico da história, com taxas de juros reduzidas para produção orgânica, agroecológica e de produtos da sociobiodiversidade. Lula anunciou o lançamento do programa Ecoforte, que já terá garantido em seu primeiro edital R$ 100 milhões que beneficiarão 40 redes e cerca de 30 mil agricultores familiares.

Como a lógica do grande latifúndio é voltada à exportação, a valorização do pequeno agricultor garante a segurança alimentar do Brasil. Se o campo não planta, a cidade não janta!

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados