A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 12 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Vaca Louca deve baratear carne bovina, mas gripe aviária pode encarecer frango e ovos

Hoje, a H5N1 já está presente em 15 países do continente, provocando o abate de milhões de aves, inclusive em vizinhos como Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru

24/02/2023 às 11:52  atualizado em 24/02/2023 às 12:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Confirmação da doença em uma fazenda no Pará durante o Carnaval provocou a suspensão imediata das exportações de carne bovina para a China

Confirmação da doença em uma fazenda no Pará durante o Carnaval provocou a suspensão imediata das exportações de carne bovina para a China | Marcelo Lima de Freitas

Um sentimento de apreensão abateu pecuaristas de Norte a Sul do País nesta semana. A confirmação de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da Vaca Louca) em uma fazenda no Pará durante o Carnaval provocou a suspensão imediata das exportações de carne bovina para a China. E o impacto disso provocou queda repentina nos preços do boi gordo na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. E dezenas de frigoríficos suspenderam os abates no país já na quarta-feira de cinzas.

Continua depois da publicidade

No último episódio de Mal da Vaca Louca, registrado em 2021, as exportações para a China ficaram suspensas por quatro meses. E isso fez o preço da carne cair 20% no mercado interno. Mas, a expectativa desta vez é que as exportações sejam retomadas mais rapidamente porque o presidente Lula irá à China em março.

O país asiático comprou, em média, 100 mil toneladas/mês de carne em 2022, respondendo por 60% de toda proteína bovina exportada pelos frigoríficos brasileiros. O volume dessas transições ultrapassou os US$ 7 bilhões no ano passado. 

Agora, a expectativa é pela análise do material genético do boi doente do Pará pela Organização Mundial de Saúde Animal. A princípio, não há risco de transmissão da doença entre animais nem para humanos.

Continua depois da publicidade

Outro risco iminente para a pecuária brasileira é a gripe aviária, a H5N1. Desde o ano passado, ela se espalhou pelas américas. Hoje, a H5N1 já está presente em 15 países do continente, provocando o abate de milhões de aves, inclusive em vizinhos como Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru.

Maior exportador mundial de carne de frango, o Brasil pode sofrer prejuízo bilionário caso a doença entre no País, com impacto no emprego, na inflação e nas exportações. No varejo, a gripe aviária causaria aumento nos preços do frango e dos ovos...

Europa vai banir os...

Continua depois da publicidade

A União Europeia começou a discutir o banimento dos PFAS, conhecidos como ‘produtos químicos eternos’. Os PFAS são usados em milhares de produtos, incluindo carros, têxteis, equipamentos médicos e panelas antiaderentes devido à resistência a temperaturas extremas e à corrosão.

...’produtos químicos eternos’...

O banimento foi proposto por Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega. A proposta levou em consideração o fato de que os ‘produtos químicos eternos’ têm sido associados ao câncer, à disfunção hormonal e ao enfraquecimento do sistema imunológico. 

Continua depois da publicidade

...que contaminam pinguins...

Segundo a Agência Norueguesa do Meio Ambiente, os PFAS não se decompoem, se acumulam na água e no solo, e já são encontrados em pinguins na Antártida, em ursos no Ártico, e até na chuva no Tibete.

...e matam humanos

Continua depois da publicidade

Investidores que administram US$ 8 trilhões em ativos escreveram em dezembro uma carta para 54 empresas cobrando a eliminação gradual de PFAS. O custo anual de saúde decorrentes da exposição aos ‘produtos químicos eternos’ foi estimado em até 84 bilhões de euros. As indústrias terão de 18 meses a 12 anos para substituí-los.

Filosofia do campo:

“Morri de muitas mortes e mantê-las-ei em segredo até que a morte do corpo venha”, Clarice Lispector (1920/1977), escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia, em ‘Morte de uma baleia’.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados