A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Salmão e bacalhau estão na mira de fiscais federais

Cerca de 100 fiscais do MAPA vão percorrer o País para coletar amostras de peixes que serão submetidas a análises de DNA

07/03/2020 às 03:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto

Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto | Alexander Raths

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de deflagrar a Operação Semana Santa 2020, que pretende combater fraudes contra o consumidor. O principal foco é o comércio de pescado. Cerca de 100 fiscais do MAPA vão percorrer o País para coletar amostras de peixes que serão submetidas a análises de DNA. Dentre as espécies mais visadas estão o bacalhau e o salmão, substituídas por outras de menor valor por atacadistas, comerciantes e importadores, o que caracteriza a fraude econômica.

Continua depois da publicidade

Nesta primeira semana do mês, os fiscais estiveram em estabelecimentos de 18 estados e no Distrito Federal. Mas, os resultados das amostras coletadas só serão conhecidos em abril, pouco antes da Semana Santa.

Se for identificada a irregularidade, o fornecedor será autuado e o pescado apreendido como medida cautelar com aplicação de multas. Se o peixe for importado, a empresa pode até perder a habilitação para comercialização do produto. Em 2015, primeiro ano de realização da Operação Semana Santa, as amostras apresentaram 23% de adulterações. Em 2019, esse índice caiu para 6%.

Tá ‘tudo ok’.
Os preços das carnes fecharam o mês de fevereiro em alta. Segundo o portal CarneTec Brasil, a carcaça suína subiu 8,15% no atacado da Grande SP. O frango congelado teve alta de 3,35% e o frango resfriado de 9,84%. Já a carcaça bovina fechou o mês valendo 24% a mais do que em fevereiro de 2019.

Continua depois da publicidade

Tu ganha em dólar?
A crescente transformação de milho em etanol, o aumento na exportação de frango e a escalada do dólar fizeram o preço do milho disparar no interior de SP. Segundo a Scot Consultoria, a saca de 60 kg do cereal já está valendo 32,6% a mais do que no mesmo período de 2019. E isso impacta o preço de alimentos, das carnes e das rações para o seu animal doméstico...

Círculo polar guarda...
A estatal Embrapa enviou neste início de ano uma nova remessa de material genético genuinamente brasileiro para o Banco Mundial de Sementes, na Noruega. Foram enviadas amostras de arroz, milho, cebola e de 132 pimentas. O lote também incluiu sementes de 68 cucurbitáceas, família de plantas rasteiras que dá origem às abóboras e aos pepinos, entre outros frutos.

...salvação da humanidade.
O Banco Mundial de Sementes foi projetado para resistir a catástrofes e fica dentro de uma montanha, em um arquipélago do Círculo Polar Ártico. O objetivo desse grande armazém genético é garantir que a humanidade possa retomar a produção de alimentos em caso de calamidades climáticas ou até explosões nucleares. As remessas de sementes são feitas todos os anos por diversas nações.

Continua depois da publicidade

Filosofia do campo:
"O Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia". Fernando Pessoa (1888-1935), jornalista e escritor português.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados