A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Pílulas

Alta no preço dos ovos é sazonal devido à aproximação da Quaresma

21/02/2025 às 13:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Demanda tradicionalmente aumenta porque parte dos cristãos substitui as carnes vermelhas pelos ovos

Demanda tradicionalmente aumenta porque parte dos cristãos substitui as carnes vermelhas pelos ovos | Polina Tankilevitch/Pexels

Efeitos da Quaresma...

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) explicou nesta semana que a alta no preço dos ovos é sazonal devido à aproximação da Quaresma. Nesse período, a demanda tradicionalmente aumenta porque parte dos cristãos substitui as carnes vermelhas pelos ovos.

Continua depois da publicidade

...no seu bolso

Além da questão sazonal, a ABPA salientou que os custos de produção cresceram, com alta de 30% no preço do milho e de mais de 100% nas embalagens nos últimos oito meses. As altas temperaturas também impactam diretamente a produtividade das aves, com redução da oferta de ovos. Mas, os produtores projetam que o preço vai se normalizar após a Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa.

Vai uma caipirinha?

Nesta semana, o limão-siciliano foi comercializado, em média, por R$ 4,78/kg no atacado da Ceagesp, a maior central atacadista de alimentos in natura da América do Sul. E os economistas da Ceagesp indicam que, na mesma época do ano passado, a fruta era cotada a R$ 6,09/kg. Portanto, o limão-siciliano está 21,5% mais barato que em fevereiro de 2024.

Ofertas na feira

Ameixas rubi e chilena, banana-nanica, limões taiti e siciliano, uva niágara, pitaia, abóboras moranga e paulista, batata-doce rosada, berinjela, beterraba, jiló, mandioca, pimentão verde, pepinos caipira e comum, pimenta-cambuci, milho-verde, manjericão, batata lavada e cebola nacional fecham a semana com preços em queda na Ceagesp.

Continua depois da publicidade

Filosofia do campo:

“...Porque gado a gente marca/Tange, ferra, engorda e mata/Mas com gente é diferente. Se você não concordar/Não posso me desculpar/Não canto pra enganar/Vou pegar minha viola/Vou deixar você de lado/Vou cantar noutro lugar...”, Geraldo Vandré e Theo de Barros (1943/2023), compositores, em “Disparada”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados