A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nordeste inaugura primeira fábrica de petróleo sintético para aviões do Brasil

Biocombustível será produzido a partir da glicerina, que é um coproduto da indústria do biodiesel com alto valor energético

08/09/2023 às 10:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A partir de 2027, o setor aéreo brasileiro terá de reduzir as emissões de carbono de voos internacionais

A partir de 2027, o setor aéreo brasileiro terá de reduzir as emissões de carbono de voos internacionais | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Hub de Inovação e Tecnologia de Natal, no Rio Grande do Norte, acaba de inaugurar a primeira planta-piloto para produção de combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês) da América do Sul. A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai-RN), em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O biocombustível será produzido a partir da glicerina, que é um coproduto da indústria do biodiesel com alto valor energético. A glicerina sobra no mercado e tem preço baixo, o que torna o SAF nordestino potencialmente atraente para o mercado.

Continua depois da publicidade

Neste primeiro momento, a planta-piloto vai produzir 5 litros/dia de Syncrude, o petróleo sintético desenvolvido no Rio Grande do Norte. Esse volume é suficiente para que o Senai-RN envie amostras à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para obtenção da certificação formal do produto. A expectativa é que essa etapa seja concluída até o final deste ano.

A partir da certificação, será possível o repasse da tecnologia para outros fabricantes. “Vamos completar a avaliação e abrir caminho para a construção de destilarias comerciais que produzam o combustível. Será um impacto para a sociedade porque serão gerados empregos na construção e na operação. E serão empregos em um setor que paga mais que a média industrial”, frisou o diretor do Senai-RN, Rodrigo Mello.

O SAF está no centro das discussões mundiais sobre descarbonização e a indústria da aviação tem metas agressivas. A partir de 2027, o setor aéreo brasileiro terá de reduzir as emissões de carbono de voos internacionais. O dióxido de carbono é o principal causador do aquecimento global.

Continua depois da publicidade

O Governo Federal deve incluir o combustível em um pacote “verde” que o Executivo pretende aprovar no Congresso Nacional ainda este ano. E uma regulamentação da ANP já permite a adição de 50% de SAF aos combustíveis fósseis, à base de petróleo.

“O Brasil tem potencial enorme para produção e exportação de SAF. Isso pode criar uma indústria nova com muitos postos de trabalho”, resumiu o alemão Markus Francke, gestor do projeto H2Brasil, que financiou a iniciativa. O projeto recebeu investimento de 1,4 milhão de euros (equivalente a R$ 7,46 milhões) da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Em agosto, a empresa de biocombustíveis Raízen anunciou a certificação de seu etanol produzido em Piracicaba para a fabricação do combustível sustentável de aviação.

Continua depois da publicidade

Finalmente, Porto de Santos

Após três meses de cobrança contínua desta coluna, finalmente a Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou nesta semana que pretende incentivar a produção de hidrogênio verde na região. A ideia é aproveitar a energia produzida na usina hidrelétrica localizada na Vila de Itatinga, aos pés da Serra do Mar, em Bertioga.

...“se mexe” por transição energética...

Continua depois da publicidade

Em funcionamento desde 1910, a usina tem capacidade de 15 megawatts/hora e atende exclusivamente o Porto. Segundo técnicos da APS, isso pode tornar o projeto atraente para investidores em uma eventual parceria público-privada. O investimento previsto para a planta de hidrogênio verde é de R$ 500 milhões. O H2V é considerado o combustível do século 21 e pode abastecer veículos leves e pesados, navios e aviões, além de servir como matéria-prima para produção de fertilizantes e do chamado ‘aço verde’.

...e por novo ciclo econômico

Ou seja, a partir do patrimônio histórico erguido há 113 anos em Itatinga, o Porto vai induzir um novo ciclo econômico na Baixada Santista, com potencial para gerar empregos tanto no Cais quanto no Pólo Petroquímico de Cubatão. Movidos pela energia solar e eólica, portos do Nordeste já contabilizam investimentos de R$ 30 bilhões para produção do H2V, o que deve promover um novo ciclo de industrialização, especialmente no Ceará e na Bahia.

Continua depois da publicidade

Prepare o bolso...

A seca sem precedentes observada na Índia em agosto, causada pelo fenômeno El Niño, vai provocar uma quebra gigantesca na safra de arroz do País. E isso já impacta os preços do cereal mundo afora. Responsável por 40% do arroz que circula no Planeta, a Índia reduziu o ritmo de exportações e outros fornecedores terão de suprir o mercado. Resultado: na virada do mês, o preço do cereal bateu recorde dos últimos 15 anos no mercado internacional.

...preço do arroz vai disparar

Continua depois da publicidade

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, ligado à Escola de Agronomia da USP, aqui, a cotação já subiu 11% no atacado em agosto. E o Brasil só volta a colher arroz após o Carnaval...

Filosofia do campo:

“Grandes espíritos sempre encontram oposição violenta de mentes medíocres”, Albert Einstein (1879/1955), físico alemão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados