A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Governo quer usar soja para abastecer caminhões e isso vai impactar seu bolso

Plano admite até a hipótese de ampliar a quantidade do diesel feito de soja para 14% na mistura com o diesel comum durante o segundo semestre

03/06/2022 às 11:40  atualizado em 03/06/2022 às 12:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Colheita de soja

Colheita de soja | Fotokostic

A instabilidade causada pelas trocas frequentes no comando da Petrobras tem enviado mensagens erráticas ao mercado. Depois de reduzir o percentual de biodiesel adicionado ao diesel fóssil de 13% para 10% em 2021, agora o Governo Federal estuda elevar novamente essa fração para 12% imediatamente. O plano admite até a hipótese de ampliar a quantidade do diesel feito de soja para 14% na mistura com o diesel comum durante o segundo semestre.

Continua depois da publicidade

Para acalmar seus aliados caminhoneiros, há seis meses, o governo Bolsonaro mudou a composição do diesel alegando que o biocombustível estava custando o dobro do similar, derivado do petróleo. A medida foi chancelada pelo Conselho Nacional de Política Energética, órgão que assessora o presidente da República.

O problema é que essa decisão obrigou o Brasil a importar mais diesel fóssil justamente em um momento de disparada nos preços internacionais do petróleo.

Dados da Agência Nacional do Petróleo revelam aumento de 24% nas importações do combustível entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período, o consumo interno cresceu apenas 2,1%.

Continua depois da publicidade

Ou seja, agora, o governo tenta consertar a própria barbeiragem admitindo maior injeção de biodiesel 100% brasileiro no diesel derivado do petróleo e importado em dólar.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais estima que uma mistura de 14% reduziria a importação de diesel mineral em 1,3 milhão de metros cúbicos no segundo semestre.

A soja é a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, com participação de 71% na composição. O restante é sebo bovino.

Continua depois da publicidade

É aí que surge outro nó: os grandes fazendeiros vão se dispor a reduzir as exportações do grão para suprir a demanda interna por biodiesel?

Ou o consumidor será obrigado a custear o agrado de Bolsonaro aos caminhoneiros com óleo de soja, carnes e ração para animais domésticos ainda mais caros?

Segundo a Ticket Log, plataforma de gerenciamento de frotas, o diesel já subiu 29% desde janeiro. Em 12 meses, a alta foi de 53%.

Continua depois da publicidade

Que País é este?

No País do agronegócio exportador, a quantidade de brasileiros passando fome é recorde, já supera a média mundial e subiu quatro vezes mais que no restante do mundo desde 2019. Essas conclusões foram apresentadas na quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas com base em dados da pesquisa Gallup World Poll, que avalia 160 países desde 2006.

Que vergonha!

Continua depois da publicidade

No País dos cantores sertanejos milionários à custa de dinheiro público da Educação e da Saúde, o aumento da insegurança alimentar entre os mais pobres saltou de 53% em 2019 para 75% em 2021. E as mulheres são as maiores vítimas dessa atrocidade...

Filigrana e cinismos

“Insegurança alimentar” é o termo politicamente correto e humanamente frio para definir barriga vazia, fome, miséria, desespero...

Continua depois da publicidade

Nos vemos no futuro

Bom final de semana...

Filosofia do campo:

Continua depois da publicidade

“A tontura da fome é pior que a do álcool. A do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”, Carolina Maria de Jesus (1914/1977) escritora mineira, em Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados