A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Doença em granja do RS derruba exportação de ovos

Confirmação de um foco da doença de Newcastle em galinhas limitou exportações brasileiras de ovos e frangos

05/08/2024 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com o descobrimento da doença, o preço dos ovos despencou

Com o descobrimento da doença, o preço dos ovos despencou | Pexels/Alexa Fotos

E a demanda interna retraída devido ao aumento no consumo da carne bovina não absorveu os excedentes. Resultado: está sobrando ovo na praça. E os preços despencaram.

Continua depois da publicidade

Na Ceagesp, maior central atacadista de alimentos in natura da América do Sul, a queda foi de quase 16% em 30 dias. E a caixa com 30 dúzias de ovos brancos fechou o mês valendo 24% a menos que em julho de 2023.

Na outra ponta, os custos para os produtores de aves e ovos aumentaram porque, em plena safra, o milho ficou mais caro em julho, puxado pela desvalorização do dólar que tornou o grão brasileiro mais atrativo no exterior.

Apesar de o Ministério da Agricultura e Pecuária ter notificado a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o fim do foco da doença de Newcastle, o Rio Grande do Sul seguia proibido de enviar ovos para diversos países, como o Chile. E o Chile tem sido o principal destino dos embarques brasileiros de ovos nos últimos meses.

Continua depois da publicidade

Caso excedente no mercado interno, que já está alto, não for escoado a outros parceiros comerciais, a tendência é de pressão ainda maior nas cotações dos ovos nas próximas semanas.

A restrição às exportações segue requisitos internacionais pré-estabelecidos e acordados com os clientes do Brasil. Alguns contratos, mais rígidos, atingem a produção de todos os frigoríficos em território nacional. Outros só limitam os embarques dos estabelecimentos gaúchos. Alguns miram apenas as proximidades de onde foi identificado o foco da doença.

Maiores compradores de carne de aves brasileiras, China e Arábia Saudita estão na lista de restrições. As exportações de todos os frigoríficos brasileiros deixaram de ser enviadas para Argentina e União Europeia, mercados menos significativos na balança comercial avícola nacional.

Continua depois da publicidade

No caso dos frigoríficos gaúchos, os produtos avícolas deixaram de ser enviados para África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, China, Cuba, Egito, Filipinas, Georgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Também há restrições para o raio afetado, de 50 quilômetros da propriedade afetada. Nessa lista há países como Japão, Coreia do Sul e Canadá.

Pão, pizza, macarrão...

Os preços do trigo no mercado internacional caíram ao longo da semana, influenciados pela possibilidade de recorde na produção na temporada 2024/25. Esse novo cenário reverte a sensação de que haveria quebra na safra da Rússia (principal exportador mundial do cereal) devido ao clima desfavorável.

Continua depois da publicidade

...mais baratos com...

Novas projeções indicam que a Rússia vai passar de 84,2 para 84,7 milhões de toneladas, elevando o otimismo para uma marca histórica na disponibilidade global de 2024/25.

...recorde na safra de trigo

Números da Argentina reforçam as expectativas. Relatório divulgado pela Bolsa de Cereales estima produção em 18,1 milhões de toneladas, volume 19,8% superior à safra 2023/24.

Melão doce e manga manchada

O avanço da colheita no Vale do Rio São Francisco, entre a Bahia e Pernambuco, e no Rio Grande do Norte e no Ceará derrubou os preços das frutas na porteira da fazenda.

Continua depois da publicidade

Resultado: baixa de 26% nas cotações da tommy e de 19% na palmer em uma semana. E a expectativa é de novas baixas nas próximas semanas devido aos focos de antracnose e verrugose, que deixam marcas na casca das frutas reduzindo o interesse do mercado internacional, o que deve gerar excedentes no varejo brasileiro.

Já os melões estão com ótima qualidade e excelente grau de doçura. Mas, há muitos...

O planeta “excêntrico”...

Astrônomos do Massachussets Institute of Technology e da Penn State University acabam de descobrir um novo planeta juvenil. O corpo celeste, que os astrônomos rotularam de TIC 241249530 b, orbita uma estrela que está a 1.100 anos-luz da Terra.

Continua depois da publicidade

...e sua “órbita selvagem”

O “novo” planeta circunda sua estrela em uma órbita altamente “excêntrica”, chegando extremamente perto da estrela antes de se lançar para longe, então dobrando de volta, em um circuito estreito e elíptico.

Se o planeta fosse parte do Sistema Solar, ele chegaria dez vezes mais perto do sol que Mercúrio, antes de se lançar para longe. Essa órbita é a mais “excêntrica” dentre todos os planetas já detectados pelo homem.

Filosofia do campo

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias”, Pablo Neruda (1904/1973), poeta e político chileno.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados