A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Nilson Regalado

Dezembro é mês de altas capturas de polvo, manjuba, camarão rosa, pescada e badejo

Isso significa que essas espécies estão na melhor época para o consumo, com preços mais acessíveis que em outras fases do ano

02/12/2022 às 12:49  atualizado em 02/12/2022 às 13:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Camarão Rosa

Camarão Rosa | Agência Brasil

Tradicionalmente, dezembro é mês de fartura de badejos, camarão rosa, manjuba, namorado, pescada amarela e polvo nos terminais pesqueiros do Sul e do Sudeste. Isso significa que essas espécies estão na melhor época para o consumo, com preços mais acessíveis que em outras fases do ano. É a chamada sazonalidade.

Continua depois da publicidade

Além de saborosos, fritos, assados ou cozidos, os pescados são importantes fontes de energia e saúde. Eles são ricos em proteínas, iodo, fósforo, vitaminas A, E, do complexo B e D. Os frutos do mar também têm altas concentrações de cálcio, com quantidade deste nutriente até quatro vezes maior que outras carnes.

Mas, sem dúvida, seu principal nutriente é o ômega 3, uma gordura poli-insaturada que tem ação anti-inflamatória, e é muito útil no controle dos níveis de colesterol e glicemia. Ele também é importante na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a memória e a disposição. 

Dezembro também é o auge da captura de agulhão, bagre, bonito, prego e xaréu, espécies com menor apelo comercial, mas igualmente nutritivas.

Continua depois da publicidade

Custo Bolsonaro provoca...

O preço do etanol disparou em novembro. A alta foi de 8,75% nos postos, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela ValeCard, empresa especializada na gestão de frotas e há 25 anos no mercado. Enquanto isso, a gasolina subiu 1,78% no mês passado.

...disparada no preço...

Continua depois da publicidade

O aumento no preço do etanol tem três causas: novembro é mês de entressafra da cana no Centro-Sul do País e as usinas têm optado pela produção de açúcar, mercado atraente neste momento. Mas, o principal motivo foi a redução dos impostos às vésperas da eleição presidencial. A medida tirou competitividade do biocombustível.

...do etanol nos postos

Enquanto esperam a posição do futuro governo sobre a manutenção ou não das isenções tributárias, usinas estariam segurando estoques. Se forem retomados os tributos sobre a gasolina, o etanol recupera a competitividade frente ao combustível fóssil, o que tornaria a venda do biocombustível mais rentável...

Continua depois da publicidade

Clima criou café com sabor...

A conjunção de um solo com características específicas, um clima próprio e uma geografia peculiar criaram as condições para que o município de Garça e seu entorno, na Região Administrativa de Marília, produzisse um café único no mundo.

...de chocolate e caramelo...

Continua depois da publicidade

Essas características proporcionaram um café encorpado, com acidez equilibrada, doçura natural com notas de chocolate e caramelo, às vezes frutado e cítrico. É um café com retrogosto, que é a permanência do gostinho do café no fundo da garganta por um tempo.

...no Interior de SP

Essas características únicas no mundo acabam de render o reconhecimento formal do Instituo Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão vinculado ao Ministério da Economia.

Continua depois da publicidade

Filosofia do campo:

“Somos madeira que apanhou chuva. Agora, não acendemos nem damos sombra. Temos que secar à luz de um sol que ainda há. E esse sol só pode nascer dentro de nós”, Mia Couto, escritor moçambicano em ‘O Último Voo do Flamingo’.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados