A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 20 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Salve o Corinthians: O último projeto de Vanderlei Luxemburgo

Na cartilha de fracassos e risco de rebaixamento, a direção corintiana parece estar quase fazendo "bingo", mas, graças à torcida, o pior (ainda) não aconteceu

02/05/2023 às 11:04  atualizado em 02/05/2023 às 12:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
É este trabalho no Corinthians que deve definir o futuro de Vanderlei Luxemburgo como treinador

É este trabalho no Corinthians que deve definir o futuro de Vanderlei Luxemburgo como treinador | Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

O novo treinador do Corinthians já não é tão novo na história do clube: Vanderlei Luxemburgo terá sua terceira passagem como técnico do Timão. O cenário, porém, é dos mais curiosos para a trajetória atual.

Continua depois da publicidade

Na primeira vez, em 1998, teve um desempenho vitorioso, com a conquista do Campeonato Brasileiro e o vice-campeonato Paulista. Depois, rumou à Seleção Brasileira e retornou ao Alvinegro Paulista em 2001, com o título do Estadual e o segundo lugar da Copa do Brasil.

Na terceira vez que assume o comando do Corinthians, o clube se encontra na zona de rebaixamento do Brasileirão, após apenas três rodadas. E o treinador chega após anos parado, e com uma "quase eleição" ao senado por Tocantins.

O seu último trabalho foi à frente do Cruzeiro, em 2021, em que ajudou a equipe na permanência na Série B.
Além do Timão e da Raposa, Luxemburgo passou por clubes como: Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Grêmio, Fluminense e Atlético-MG. Entre os quatro grandes de SP, só não comandou o Tricolor Paulista.

Continua depois da publicidade

Se sua contratação foi por currículo, então foi um grande acerto, afinal, Luxa é um dos maiores treinadores da história do Brasil (para alguns até mesmo o maior). Para mim, fica atrás de Telê Santana e Felipão. Entre os troféus conquistados estão 5 campeonatos brasileiros e uma Copa do Brasil.

Mas devemos levar em conta um fator importante: o ano é 2023. Luxemburgo era dado como aposentado da carreira de treinador por muitos jornalistas e comentaristas, uma vez que seu último grande trabalho talvez tenha sido cerca de uns 10 anos atrás, quando ficou cerca de um ano e meio no Grêmio. Seu último troféu foi pelo Palmeiras em 2020, o Campeonato Paulista.

Mas, pelo Verdão, chegou a dizer que tinha "que ver se tinha time para jogar bonito". Pois bem, Abel Ferreira assumiu em seu lugar e venceu uma Copa do Brasil, duas Libertadores, um Brasileirão, dois Paulistas, e  em quase todos jogando bonito. Parece que a dúvida de Luxemburgo foi então respondida.

Continua depois da publicidade

Para o treinador, é a hora decisiva. É este trabalho no Corinthians que deve definir seu futuro: um bom desempenho pode gerar mais alguns anos como treinador, mas, um fracasso, pode fazer com que a aposentadoria bata na porta.

Não é Vanderlei quem vai causar mais problemas ou será o salvador da pátria. Tudo isso é um grande conjunto de fatores. Se, até um ano atrás, o presidente Duílio Monteiro Alves era quase unanimidade entre a torcida corintiana, agora tem uma reprovação estrondosa.

Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca e Luxemburgo. Foram praticamente cinco treinadores durante apenas um ano. Na cartilha de fracassos e risco de rebaixamento, a direção parece estar quase fazendo "bingo", mas o elenco é bom e a torcida espetacular, por isso, o pior não aconteceu, e, creio eu que nem acontecerá.

Continua depois da publicidade

Um fato é: o novo técnico não foi definido pelo seu estilo de jogo, muito menos por seus bons trabalhos recentes - dois dos fatores mais importantes para a definição de um novo comandante. O novo professor assumiu por historicamente saber lidar bem com o elenco e ser muito respeitado no meio do futebol. Mas, isso é o suficiente para um time da grandeza do Corinthians? Qual a verdadeira ambição dessa diretoria para 2023? Apenas o tempo poderá responder.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados