A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Paulistão 2023 pode ter o início mais forte dos últimos anos

É verdade que ritmo só se adquire jogando, mas com um treinamento mais prolongado os jogadores devem ser capazes de começar bem o torneio

23/12/2022 às 15:30  atualizado em 23/12/2022 às 16:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Equipes têm preparação maior que o comum para bom desempenho no estadual

Equipes têm preparação maior que o comum para bom desempenho no estadual | Divulgação/FPF

Com uma preparação de quase um mês para os grandes clubes paulistas, os elencos devem iniciar o torneio estadual já em uma rotação mais alta. É verdade que ritmo só se adquire jogando, mas com um treinamento mais prolongado os jogadores devem ser capazes de começar correndo mais que o comum em início de temporada.

Continua depois da publicidade

É cansativo ver as primeiras rodadas de estadual quando seu time do coração joga aquele futebol burocrático, tocando de lado, sem grandes jogadas individuais. Em final de temporada, obviamente a exigência é bem mais alta pois a sequência de jogos é determinante para o nível que um time pode jogar. Mas dessa vez, os times têm condições de fazerem diferente. 

Um fator determinante para isso é a boa janela dos clubes, formando grandes elencos e os entrosando para chegar forte ao estadual. Não vender suas joias também ajudam seus treinadores a fazerem seus times desempenharem o futebol desejado.

Palmeiras

Continua depois da publicidade

O atual campeão brasileiro manteve seu técnico, o ótimo Abel Ferreira - que é cotado para a seleção brasileira -, encaminhou renovação com seu ídolo Dudu, e teve a saída de seu melhor jogador em 2022, Gustavo Scarpa.

A tendência é que o Palmeiras consiga controlar totalmente seus adversários baseado em seu plano de jogo bem definido, mesmo que opte por elencos alternativos na fase inicial.

Atual campeão também do estadual, o Verdão poderá mostrar que começa 2023 assim como acabou 2022: com um futebol de alto nível. Para repôr a saída de Scarpa, Endrick deve assumir a vaga entre os onze iniciais. Com Rony e Dudu no ataque e Veiga para armar, o jovem, já vendido ao Real Madrid, pode aproveitar o Paulistão para melhorar seus números no profissional.

Continua depois da publicidade

São Paulo

Atual vice-campeão do estadual, o Tricolor Paulista também optou por manter seu treinador, Rogério Ceni, e começa a preparação para 2023 de uma maneira um pouco mais animadora para sua torcida: as contratações tiveram todas o aval e a sugestão de seu técnico. 

Foram muito mais saídas do que chegadas, deixando a folha salarial muito mais leve: Nikão, Miranda, Éder, Igor Gomes e Reinaldo são os nomes de maior conhecimento do público, que recentemente deixaram ou encaminharam suas saídas do elenco.

Continua depois da publicidade

Posição tão pedida pelo Ceni desde que assumiu, o ponta velocista finalmente chegou: Pedrinho, por empréstimo do Lokomotiv, da Rússia. Com isso, a cobrança sobre o treinador também aumenta, pois agora ele tem condições de jogar como desejava.

Um novo goleiro também chega para tentar acabar com a dor de cabeça do torcedor: Rafael, vindo do Atlético-MG. Uma nova aposta, com experiência em ser reserva de time grande e que quer provar que pode ser um grande goleiro para o São Paulo.

Rato chega para alternar com Luciano, ou até com Patrick, em mais um jogador que se assemelha ao plantel que Rogério tinha no Fortaleza. O time do Morumbi para 2023 tem menos nome, mas promete mais recursos e competividade. O Paulistão é uma ótima chance para provar para a torcida que, após bater na trave tantas vezes em 2022, um novo ano poderá ter um final mais positivo.

Continua depois da publicidade

Corinthians

Após uma novela com final polêmico em tentativa fracassada de renovação com o treinador Vítor Pereira, o Timão inicia a temporada com um técnico sem nenhuma experiência na função, mas conhecedor do clube: Fernando Lázaro, filho de Zé Maria, e que já exerceu por anos outras funções na equipe.

A pincipal meta do Corinthians para esse início de temporada é a permanência do Yuri Alberto e de Maycon, emprestados pelo futebol europeu. A direção busca alternativas para ter condições do alto investimento.

Continua depois da publicidade

Romero está de volta e tentará provar que mesmo mais velho, ainda tem muito a acrescentar no elenco atual. Paulinho busca um 2023 muito mais positivo que 22.

É fundamental para a tranquilidade no Parque São Jorge durante a próxima temporada que o time comece bem no estadual, principalmente para Fernando Lázaro. Com Tite livre no mercado, a sombra será pesada pra cima do atual comandante, que precisa provar que está pronto para treinar um time de tanta tradição.

Santos

Continua depois da publicidade

Também de treinador novo, o Peixe tenta mudar sua história amarga dos últimos anos. Sob o comando de Odair Hellmann, o Santos terá a chance de afastar o fantasma da eliminação na fase de grupos, ou pior, afinal o clube quase caiu nos últimos dois anos no estadual.

Mendoza chega para acelerar o ataque do time, e Messias para auxiliar na defesa alvinegra.

Novamente, os meninos da Vila são esperança para anos melhores: Marcos Leonardo no ataque, e  Ângelo pelos lados do campo têm condições de mudarem jogos, desde que o coletivo contribua.

Continua depois da publicidade

João Paulo já está acostumado a fechar o gol santista, e no que depender dele, parece que o Peixe passará mais um ano tranquilo com seu goleiro. John, seu reserva imediato, teve negociação frustrada com o São Paulo e até então segue no elenco.

Soteldo segue no clube, e pode mostrar lampejos para entusiasmar a torcida que tanto ama um ataque eficaz. Para isso, o estadual pode ser fundamental.

Surpresas

Continua depois da publicidade

Red Bull Bragantino tenta enfim chegar longe no Paulista. Dono de ótimas campanhas na fase de grupos, a equipe nunca conseguiu chegar à final do torneio. Com Caixinha como seu novo treinador, após longo período com Barbieri, o time de Bragança Paulista terá nesse campeonato a chance de mudar sua história e levar para casa seu primeiro troféu.

O grande retorno ao torneio é o da queridíssima Portuguesa, a histórica Lusa. De volta pela primeira vez desde 2015, a equipe do Canindé fez boas Copas Paulistas recentes e tenta retomar seu caminho de glórias. Com reforços conhecidos, porém alguns já com idade avançada, a Lusa disputa a elite estadual, de onde nunca deveria ter saído.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados