A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Obrigado, Pelé! O futebol em pessoa e o eterno rei inigualável do esporte

Jamais comparem: Edson Arantes do Nascimento é o melhor, maior, mais importante e mais completo jogador de toda a história do futebol

30/12/2022 às 11:12  atualizado em 30/12/2022 às 12:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Pelé, o maior de todos os tempos

Pelé, o maior de todos os tempos | Twitter/@CBF_Futebol

O rei jamais perderá sua majestade. Edson Arantes do Nascimento, o melhor jogador de toda a história do futebol, o eterno rei Pelé, teve a morte anunciada nesta quinta, 29. Porém, em memória, legado, magia, ele será inesquecível. 

Continua depois da publicidade

Foi muito falado aqui sobre a qualidade de Lionel Messi, e como ele é o melhor jogador de todos os tempos, atrás de Pelé.  Ou seja, se já sabemos o tanto de elogios que merece o argentino, temos de reconhecer agora o maior do esporte.

Não o vi jogar ao vivo, não se tem gravações de todas suas jogadas geniais. Mas ninguém fez tudo que ele fazia. Tudo de genial que é feito pelos jogadores de hoje, o Pelé fez antes. Tudo, sem exceção. Os dribles, os belos gols, as arrancadas. Isso tudo com um campo esburacado, uma bola de capotão, e chuteira que na chuva pesava mais que a própria perna.

Há ainda quem ousa falar que Pelé só marcou o número exorbitante de gols, pois jogava com semi-amadores. Que naquela época era mais fácil, que hoje em dia ele não faria nem metade. Uma falácia. Uma mentira criada para desmerecer a majestade, que infelizmente foi comprada por alguns brasileiros. E é simples explicar o motivo desta afirmação ser falsa:

Continua depois da publicidade

  • Franz Beckenbauer, o maior zagueiro da história, enfrentou o rei. Terminou de bumbum no chão, após jogada genial do melhor de todos os tempos. Em sua despedida, Beckenbauer fez questão de frisar que Pelé é sim o maior de todos os tempos do esporte bretão.
  • Acham que hoje os jogadores são muito melhores do que eram antigamente e hoje o futebol é mais competitivo ou qualquer coisa assim? Então considere toda a dificuldade que os atletas de hoje não tem mais: hoje o campo, em jogos de times grandes, em sua maioria, não tem um campo esburacado. É raro ver jogos com gramado lotado de poça, e quando isso acontece, seja a água ou os buracos, qualquer um pode perceber como a partida fica praticamente impossível de se jogar. Pois é, na época de Pelé a maioria dos jogos foram assim, e mesmo nessas condições ele foi capaz de dar show. Algo que mais ninguém fez no mesmo nível.
  • Hoje as bolas não enchem de água, não tem o peso de uma rocha, as chuteiras não arrebentam com tanta facilidade, e não pegam o triplo de peso quando chove. Já nos anos 50, 60 e 70, sim, isso tudo acontecia, e de forma rotineira. Nada que impediu nosso rei de fazer tudo que fez.
  • Ninguém igualou os números dele, nem chegou perto. Se o futebol era mais fácil antes, por quê? Como ninguém teve os mesmos números de Pelé? Afinal se era essa facilidade toda, diversos grandes jogadores deveriam ter atingido ao menos 1000 gols, coisa que passou longe de ocorrer. Portanto, se só Pelé fez isso, com esse argumento já está se admitindo que ele foi o maior gênio entre todos.

Uruguai é um gigante do futebol para você? Pois bem, é bicampeão mundial, um feito díficil, realmente. E a França também, é uma imensa do esporte: outra bicampeã do mundo. Só deixa eu relembrar vocês que o Pelé é tricampeão da Copa, o único a atingir esse feito. A Argentina lutou tanto para chegar ao seu terceiro troféu nesse ano de 2022, enquanto o Pelé já tinha atingido, de maneira individual, desde 1970, cinquenta e dois anos atrás.
E um detalhe: esses países acima citados, jogaram 14, 16,e 18 Copas, respectivamente. Uruguai em 14 venceu duas. A França também venceu duas em 16 disputadas, enquanto a Argentina venceu três em 18 tentativas.
O Pelé jogou QUATRO e ganhou TRÊS. Entenderam a diferença? Isso que estamos falando de um jogador contra três países.

O nosso eterno rei foi o melhor jogador do torneio em 1970 e revelação da edição de 1958, a qual ganhou tendo apenas 17 anos. Onde estavam Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Zidane, qualquer nome que quiser citar, aos 17 anos? Pois Pelé estava decidindo uma final de Copa, com um gol antológico após dar um chapéu emblemático no marcador, da seleção anfitriã do torneio. Competição essa que Edson já havia marcado três gols em uma partida anterior.

Nossa atual maior promessa, Endrick, aos 17 anos estará jogando sua primeira temporada desde o início, pelo seu clube Palmeiras, o que já é um efeito enorme, para alguém tão jovem. Imagine então definir um título mundial? Isso é apenas para o rei do futebol.

Continua depois da publicidade

Ora, mas ele nunca jogou na Europa......... Meu caro, até a época de Pelé, quem mandava no futebol era o futebol sul-americano. Uruguai tinha duas Copas, enquanto o Brasil atingiu três, graças ao rei. O futebol europeu naquela época era, no máximo, no mesmo nível brasileiro. Ouso dizer que até um pouco inferior.

O Santos é um dos maiores clubes do Brasil, até da América do Sul, do mundo todo. Multicampeão, graças ao Pelé.
Oito Brasileiros: seis graças ao Pelé;
Três Libertadores: duas graças ao Pelé;
Dois Mundiais de Clubes: os dois graças ao Pelé.

A seleção brasileira é a maior campeã do mundo. A única com cinco títulos da Copa: três com Pelé. Mais da metade.
O Brasil é o "País do Futebol" graças a ele. O Santos é gigante graças a ele. A camisa 10 ficou emblemática graças a ele. Isso sem contar sua importância ao parar uma guerra para os conflitantes vê-lo jogar, e de quão fundamental foi na luta anti-racista.

Continua depois da publicidade

Números de Pelé, segundo o SofaScore:

  • 1363 jogos;
  • 1281 gols;
  • 37 títulos.

• Maior artilheiro da história do futebol.
• Melhor jogador do século XX pela FIFA.
• Maior vencedor de Copas do Mundo (3).
• Maior vencedor de Bolas de Ouro (7).

Por fim, quando alguém chegar a três Copas individualmente, sendo ao menos sete vezes o melhor jogador do mundo, e tendo mais de 1200 gols na carreira, quando alguém atingir esses três feitos, quem sabe ai o debate pelo melhor da história possa ser plausível... pois hoje quem mais se aproxima de Pelé, é Lionel Messi, e mesmo sendo gigante, não igualou o rei.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados