Entre em nosso grupo
2
Dos 26 nomes chamados, apenas um erro: Daniel Alves; Martinelli é a prova de que Tite realmente fez um bom trabalho de observação
07/11/2022 às 13:49 atualizado em 07/11/2022 às 15:38
Continua depois da publicidade
Martinelli é destaque do líder da Premier League e merece muito estar na Copa | Reprodução/Instagram
O técnico Tite anunciou os 26 nomes convocados para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Sem grandes surpresas, Daniel Alves chamou a atenção negativamente e parece ter sido chamado apenas por currículo. Já a presença de Martinelli é o prêmio para os bons olheiros da seleção, que dão a chance para um dos melhores jogadores do atual líder do Campeonato Inglês.
Continua depois da publicidade
Os convocados foram:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus);
Continua depois da publicidade
Laterais: Danilo (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla);
Volantes: Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Bruno Guimarães (Newcastle);
Meias: Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo);
Continua depois da publicidade
Atacantes: Neymar (PSG), Richarlison (Tottenham) Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Vinícius Júnior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Pedro (Flamengo), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid).
O erro
Daniel Alves não fez absolutamente nada, nos últimos dois anos, que o credenciasse para disputar a Copa de 2022 pela seleção pentacampeã do mundo. Ótimo jogador, carreira impecável, o maior campeão de todos os tempos, um dos maiores laterais-direitos da história do futebol. Mas, seleção é momento, e não currículo. Aos 39 anos, Daniel não tem mais fôlego para correr atrás do Mbappé, nem força para vencer uma disputa com um Harry Kane. Sob forte sol do futebol mexicano, viu seu time naufragar no campeonato nacional. Ser o melhor do Pumas, do México, não é o bastante para jogar uma Copa pelo Brasil. Ter história é uma coisa, ter condições de disputar uma Copa ainda em alto nível é outra.
Continua depois da publicidade
Se Dani Alves não entrar em campo, e for para o torneio apenas para ajudar no bom clima dentro do elenco, menos mal. Mas jogador de futebol é convocado para jogar, e Daniel já não faz isso em alto nível há algum tempo. Talvez tenha se beneficiado pela fraca concorrência de laterais-direitos.
O acerto
Gabriel Martinelli joga em alto nível pelo Arsenal desde que chegou na Inglaterra, vindo do Ituano, do interior de São Paulo, em 2019. Sua explosão o torna em um dos jogadores mais velozes do mundo na atualidade. Ótimo um contra um, aplicado taticamente, prestativo na marcação. Quem critica Martinelli, certamente não o vê jogar.
Continua depois da publicidade
Dudu, Gabigol, Firmino, nenhum deles merecia mais que Martinelli. Roberto Firmino jogou a última Copa, teve altos e baixos desde então, e não é titular absoluto no Liverpool. Dudu é um jogador espetacular para o Palmeiras, mas seu momento de convocação já passou há alguns anos. Hoje, o próprio companheiro Scarpa merecia mais uma vaga na seleção que ele. Gabigol foi mais uma vez decisivo para o Flamengo em Libertadores. Mas, em suas chances com a amarelinha, não empolgou. Pelos demais jogadores convocados, Gabigol não seria necessário. O fato de ter fracassado na Europa também pesa.
Deixando o saudosismo de lado, temos de reconhecer que o futebol europeu tem um nível insanamente maior que o brasileiro. O que o Martinelli faz pelo Arsenal vale mais pois joga num futebol mais díficil. Talvez a disputa de Gabigol fosse com o companheiro de time, Pedro. E nessa, venceu o centroavante de ofício.
Talvez Martinelli sequer entre em campo nesta Copa do Mundo, acredito que nem entrará. Mas a convocação é merecida. Coroa um grande trabalho, de mais de 3 anos. Um garoto jovem, que para 2026 poderá estar ainda mais lapidado, e mereceu a oportunidade de levar consigo a honra de estar entre os 26 convocados.
Continua depois da publicidade
A Premier League é a liga mais competitiva do mundo, como dizem os especialistas. E Martinelli é um dos melhores jogadores desta liga. Ou seja, convocação mais que justificada.
As dúvidas
Bremer, da Juventus, foi o escolhido para a última vaga na zaga. Veríssimo, do Benfica é mais zagueiro, mas voltou de lesão recentemente. Magalhães, do Arsenal, também é mais completo, além de mais letal no ataque. A regularidade de Gleison Bremer ao passar destes últimos 2 anos foi o motivo apontado por Tite, e por mais que eu acredite que tenhamos nomes melhores, o Bremer na Copa é totalmente válido.
Continua depois da publicidade
Alex Telles acabou sendo o convocado para a lateral-esquerda, competindo com Renan Lodi. Talvez essa vaga fosse de Guilherme Arana, que acabou fora por lesão. No último teste antes da convocação, Telles atuou muito bem, foi seguro, mereceu a convocação para a Copa.
Gabriel Jesus poderá atuar como centroavante ou mais aberto, alguns questionaram se ele estaria na lista final após ausências recentes. Único camisa 9 do Brasil a não marcar em Copas, Jesus tem papel tático fundamental desde os tempos de City, e mostrou na chegada ao Arsenal que pode sim dar a volta por cima em uma Copa do Mundo pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade