Entre em nosso grupo
2
Desde PH Ganso, o Brasil buscava um armador clássico, e ele tem nome e sobrenome: Gustavo Scarpa, de saída do Palmeiras
04/11/2022 às 11:09 atualizado em 04/12/2023 às 14:14
Continua depois da publicidade
Gustavo Scarpa agora terminará seu último trajeto pelo Verdão antes de reforçar o time inglês | Cesar Greco/Palmeiras
Já com pré-contrato assinado para ir embora para o Nottingham Forest, da Inglaterra, o meia Gustavo Scarpa irá merecidamente ter sua chance no futebol europeu, e, quem perde com isso é o futebol brasileiro.
Continua depois da publicidade
Aos 28 anos, Scarpa aceitou redução no salário para se aventurar na Europa, jogando a Premier League, mesmo com toda a torcida palmeirense pedindo sua permanência. E não seria para menos, afinal, o camisa 14 desfila em campo com praticamente uma assistência por partida e muito carisma dentro e fora de campo.
Desde a época do Fluminense, ainda jovem, o meia já chamava atenção por sua visão de jogo e tomadas de decisões diferentes dos jogadores comuns. No Palmeiras, demorou a engrenar, mas quando atingiu seu auge, não o perdeu mais. Chegou a jogar até de lateral, de meia mais central, e de ponta, sempre mostrando compromisso tático e ótima visão de jogo. Ficou alguns jogos no banco, pois o Abel considerava arriscado escalar ele junto ao Veiga, já que, teoricamente os dois faziam a mesma função. Mas o futebol de Scarpa é tão grande que Abel reviu sua escolha alguns jogos depois.
O Brasil procurava aquele camisa 10, que quebraria as linhas de marcação com seus passes surpresas, e desde Paulo Henrique Ganso parecia que não teria mais nenhum. Mas temos. E ele se chama Gustavo Scarpa. Talvez o azar do jogador seja que a seleção de Tite achou um jeito de jogar - e bem, por sinal -, sem precisar desse camisa 10, afinal o Neymar deixou a ponta e começou a jogar mais pelo meio. Com isso, e pelo fato de ainda não ter sido testado com a amarelinha, o Scarpa muito provavelmente seguirá de fora da seleção.
Continua depois da publicidade
Segundo dados do Transfermarkt, na atual temporada, contabilizando até o jogo contra o Fortaleza, são 58 jogos, 12 gols e 17 assistências. Na temporada passada: 57 jogos, 8 gols e 20 assistências.
Para se ter uma ideia, os líderes de assistências dos rivais, geralmente marcam de 9 a 13 passes para gol, em média. Gustavo já está acima dessa média, e com quase o dobro de alguns.
Talvez a Trakinas com leite condensado do garoto Scarpa seja mesmo mágica, ou seu skate lhe conceda uma melhora no seu físico, mas o fato é: ele é muito acima da média para o futebol brasileiro. Arrascaeta é o outro meia que brilha ano após ano e já atinge 20 assistências na temporada. Mas o destaque vai para Scarpa por ser brasileiro e poder pintar na seleção em algum momento se seguir o alto nível. E o uruguaio seguirá em solo brasileiro, enquanto o meia nascido em Campinas poderá mostrar que também pode brilhar na Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Fora de campo, também é genial. Sempre respeitando os rivais, sem precisar dar cutucadas desnecessárias, mostrando sua gratidão ao Palmeiras, e fazendo com que todos queiram ser seu amigo. Pois além de craque de bola, parece ser uma ótima companhia para dar boas risadas - e, infelizmente, entre muitos atletas de hoje em dia, muitos acabam falhando nesse setor fora do campo.
O camisa 14 agora terminará seu último trajeto pelo Verdão antes de reforçar o time inglês, e nos resta apenas alguns poucos jogos para assistí-lo por nosso futebol. Deixo aqui o pedido: vamos aproveitar esse final de Scarpa no Brasil, e dar o reconhecimento que ele merece.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade