Entre em nosso grupo
2
Andrés Rueda prometeu reforços e equipe competitiva; as dívidas diminuem, mas o futebol jogado segue em baixa
13/02/2023 às 11:14 atualizado em 13/02/2023 às 13:25
Continua depois da publicidade
Santos segue em baixa no futebol paulista | Reprodução/TNT Sports
O Santos não disputa um mata-mata de Paulistão desde 2020, quando foi eliminado já nas quartas para a Ponte Preta. Além disso: em 21 e 22 flertou com o rebaixamento no estadual, uma lástima.
O Peixe é um dos poucos clubes grandes que podem se orgulhar de nunca terem caído na história (ao lado de Flamengo e São Paulo), mas pior do que quebrar essa escrita caindo no complicado Brasileirão, seria um descenso já no campeonato regional.
2023 até pareceu começar diferente para o Santos. Andrés Rueda, presidente do clube, deu discursos otimistas, o clube venceu a disputa com o rival São Paulo para contratar Mendoza, tinha a expectativa de uma grande temporada de Soteldo, e estreou vencendo o Mirassol. Parecia que finalmente o Peixe teria um Campeonato Paulista digno, sem sustos, como merece sua torcida. Pois só ficou na aparência mesmo.
Odair Hellmann chegou projetando uma equipe competitiva, que pudesse conquistar pontos preciosos nos campeonatos, mas a pontuação não melhorou, e o desempenho também não. Pedir para trocar o treinador agora pode ser a saída mais fácil, mas nos últimos dois anos o caos foi o mesmo e com treinadores diferentes, portanto ao que me parece, a culpa não é do professor.
Nos dois jogos grandes da temporada, foi dominado por Palmeiras e São Paulo em cenários distintos. O Verdão dominou no início ao fim, enquanto o Tricolor tomou conta do jogo após o próprio Santos estragar a partida para si: dois jogadores expulsos e um pênalti cometido.
No papel, o time santista parece razoável, nada espetacular, mas longe de ser um candidato a rebaixamento no estadual. Talvez até parte mais baixa da tabela no Brasileiro (10° a 20°), mas não no estadual. Os jogadores parecem carregar o peso da frustração de anos em suas costas, o que torna ainda pior já que a maioria do elenco é jovem. Não acredito no rebaixamento devido ao fato de só caírem duas equipes, mas passo a crer que o Peixe pode de novo ficar fora do mata-mata. Dá tempo de se recuperar, para isso, é necessário que a reação comece na próxima rodada, com três pontos na conta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade