A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 24 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Leonardo Sandre

Corinthians e São Paulo têm contexto para fazer o maior Majestoso da história

A salvação da temporada para o Timão ou a esperança viva de um título inédito para o Tricolor do Morumbi; um clássico em que tudo pode acontecer

24/07/2023 às 11:15  atualizado em 24/07/2023 às 12:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O clássico entre Corinthians e São Paulo, apelidado de Majestoso, representa a rivalidade estadual que movimenta mais torcida no Brasil inteiro - trata-se da segunda e da terceira maior torcida do País, de Timão e Tricolor Paulista, respectivamente

O clássico entre Corinthians e São Paulo, apelidado de Majestoso, representa a rivalidade estadual que movimenta mais torcida no Brasil inteiro - trata-se da segunda e da terceira maior torcida do País, de Timão e Tricolor Paulista, respectivamente | Rubens Chiri e Paulo Pinto/saopaulofc.net

O clássico entre Corinthians e São Paulo, apelidado de Majestoso, representa a rivalidade estadual que movimenta mais torcida no Brasil inteiro - trata-se da segunda e da terceira maior torcida do País, de Timão e Tricolor Paulista, respectivamente. Este embate já foi cenário de decisão estadual, nacional, e até continental. Pela Copa do Brasil, competição que trará este grande jogo pelas semifinais, as equipes também já se enfrentaram uma vez, e foi também na fase de semifinal, em 2002. Na ocasião, o Corinthians saiu classificado e acabou como campeão do torneio.

Continua depois da publicidade

Se for considerado o peso deste jogo, é possível afirmar que o confronto pode ser o maior entre as equipes no quesito importância para a temporada. Não é final de campeonato, é claro. Uma vaga na final não garante nenhum título, afinal Grêmio e Flamengo estão do outro lado da chave e focados em levantar a taça, mas para os times paulistas, esse clássico pode ditar o restante da temporada.

A esperança de sucesso da temporada do Timão

Para o Corinthians o objetivo é claro: ter sucesso na Copa do Brasil enquanto se afasta da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com desempenho abaixo no Paulistão, eliminação na fase de grupos da Libertadores, e com a Sul-Americana considerada "terceira opção" pela cúpula alvinegra, a Copa do Brasil tem sido a grande esperança para a Fiel Torcida. Já foram três fases avançadas e todas elas nos pênaltis, após reverter uma derrota como visitante com o apoio de sua torcida em uma Neo Química Arena lotada. Revés para o Remo por 2 a 0, vitória pelo mesmo placar em Itaquera, e classificação nos pênaltis. Contra o Atlético-MG, exatamente o mesmo cenário. Já pelas quartas de final, derrota por 1 a 0 para o América-MG, e vitória por 3 a 2 em casa com classificação nas penalidades após partida eletrizante.

Continua depois da publicidade

Desta vez, porém, terá um fator relevante diferente: o jogo decisivo não será em casa. A ida será com apoio da Fiel Torcida e a volta será no Morumbi, casa do Tricolor Paulista. Com dificuldades no Brasileirão, o Timão tem outro clima na copa nacional: é o atual vice-campeão, e poderá inclusive, reeditar a final do último ano contra o Flamengo, caso elimine seu rival paulista nas semis. Matías Rojas é dúvida, mas Luxemburgo confirmou que o planejamento para este Majestoso já está sendo seguido há um bom tempo.

O título inédito para o Tricolor do Morumbi

O único título que falta na vasta coleção de trófeus do São Paulo é o da Copa do Brasil. Vice-campeão em 2000 para o Cruzeiro, a equipe jamais chegou a uma final da competição novamente. Desta vez, porém, o planejamento é espantar o maior número de fantasmas de uma só vez. Para isso, vencer o Corinthians na Neo Química Arena pela primeira vez na história logo em um jogo de semis da Copa do Brasil seria quase que a realização de um sonho para o torcedor são-paulino.

Continua depois da publicidade

No comando técnico, um verdadeiro Rei de Copas, Dorival Júnior. O comandante inclusive, jamais perdeu para o Corinthians na Copa do Brasil, e venceu o Timão na última final, quando estava no Flamengo. Ainda pelo Mengão, eliminou também o rival alvinegro na Libertadores.

Regular no Brasileirão, o São Paulo atualmente está na briga pelo G-4, na Sul-Americana terá um duelo díficil contra o argentino San Lorenzo, e Dorival Júnior promete força máxima em todas as frentes da temporada. Pela Copa do Brasil, a equipe eliminou o Ituano com um empate e uma vitória, e passou pelo Sport nos pênaltis, após vencer fora e quase ser eliminado perdendo no Morumbi lotado. Nas quartas de final foi dominante: venceu o Palmeiras na ida e na volta e não deu chances para o rival alviverde. O Tricolor tentará agora repetir a dose contra o outro grande rival do "Trio de Ferro Paulista". Chegar em uma decisão de título inédito tendo eliminado seus dois maiores rivais de forma seguida seria uma força e tanto para o Clube da Fé enfim preencher completamente sua galeria com todas as taças.

Favorito?

Continua depois da publicidade

O último jogo de cada uma das equipes foi alarmante. Corinthians empatou sem gols com o Bahia, sendo dominado na maior parte do jogo. O São Paulo perdeu para o Cuiabá por 2 a 1 e segue sem vencer fora de casa pelo Brasileirão. Pelas campanhas na copa nacional, não há favoritos. As duas equipes mostraram cascas diferentes para chegar até a fase atual. Enquanto o Timão precisou perder todos os jogos fora e mostrar sua força como mandante revertendo todos os placares, o São Paulo passou sufoco contra o Sport e dominou o Palmeiras. Em torneio mata-mata raramente existe de fato um favorito. Em um jogo de ida e volta eliminatório sendo um clássico histórico paulista, o favoristimo fica ainda mais escondido.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados