Entre em nosso grupo
2
Capitão nega todas as acusações, afirmando tratar-se de uma perseguição política, o caso tem atraído a atenção de todos
28/02/2025 às 21:30
Continua depois da publicidade
Bolsonaro teria disseminado fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro, minando a confiança pública nas urnas eletrônicas | Antonio Cruz/Agência Brasil
Os presidentes da república, na história recente, possuem passagens pela justiça, de Lula(PT), Dilma(PT) a Temer (MDB) todo tiveram seu momento no banco dos investigados. Com Bolsonaro(PL) não seria diferente.
Continua depois da publicidade
A denúncia apresentada pelo Ministério Público cita Bolsonaro em supostas irregularidades durante seu mandato, com graves alegações de tentativa de golpe de estado, uso indevido de recursos públicos e ofensas à justiça eleitoral.
O Capitão nega todas as acusações, afirmando tratar-se de uma perseguição política, o caso tem atraído a atenção de todos.
A delação premiada de seu antigo ajudante de ordens, Tenente Coronel Mauro Cid, do Exército Brasileiro, coloca Bolsonaro em situação delicada, pois se comprovado nos autos do processo o conteúdo da denúncia poderá ser condenado, depreciando sua imagem perante o público.
Continua depois da publicidade
Outro aspecto polêmico é a acusação de que Bolsonaro teria disseminado fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro, minando a confiança pública nas urnas eletrônicas.
Essa postura, segundo os denunciantes, teria criado um ambiente de instabilidade política e social, culminando em eventos como os protestos de 8 de janeiro de 2023.
A defesa de Bolsonaro, por sua vez, contra-argumenta as acusações afirmando que são infundadas e são parte de uma estratégia para deslegitimar o legado de Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
O caso agora está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se aceita ou não a denúncia. A probabilidade dos ministros aceitar é alta, diante da polêmica já instaurada.
A bancada da direita no congresso já se manifestou contra a perseguição política, já a base do governo incita que Bolsonaro era o “capo” de toda essa articulação.
Tais fatos agravam o momento polarizado em que vive o país. Por outro lado, é mais um teste para o modelo democrático e para as instituições. Aguardemos as próximas temporadas, pois esse “streaming” será longevo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade