Entre em nosso grupo
2
Espaço do bicho
Veterinários recebem com frequência casos de intoxicação por ingestão de plantas e flores; saiba quais são possíveis cultivar em casa
Continua depois da publicidade
Plantas e flores que podem arriscar a vida do seu pet. | Divulgação
Casos de intoxicação por ingestão de plantas e flores pelo seu pet chegam nos consultórios veterinários. Por isso, quem tem animal deve pensar em quais plantas e flores cultivar.
Continua depois da publicidade
A paisagista Renata Guastelli elenca algumas que não representam perigo ao seu animal e ainda contribuem para o bem estar da família. Ervas aromáticas e hortaliças podem ser cultivadas dentro de casa: alecrim, capim-limão, coentro, erva-do-gato, hortelã, manjericão, manjerona, salsa, sálvia e tomilho.
Plantas e vegetações ornamentais estão liberadas: amor perfeito, supercoloridas na decoração e comestíveis até para os humanos, emsaladas e sobremesas; bambu, não tóxicos e está em alta na decoração, fica bonito em arranjos, vasos e jardineiras, além de poderem ser cultivados na terra ou até na água e gosta de sombra; bromélia, apesar de não ser uma planta comestível, ela não é tóxica para cães e gatos, as flores são fáceis de cultivar, porque não precisam de muita luz, ideais para dentro de casa; camomila, lindas e delicadas, as flores da camomila podem ser ingeridas pelos pets e por humanos em chás; lavanda, além de deixar o jardim lindo e aromático, não faz mal para os bichinhos e podem ser usadas em chás, saladas e doces; malva-branca, planta ornamental não tóxica para gatos e cães e vai muito bem em ambientes pequenos, como vasos e jardineiras, podendo ser deixada sob o sol constante; orquídea, não são tóxicas, mas será uma pena se o seu bichinho comer uma flor.
Violeta perfumada, plantinha que exala aroma intenso e muito utilizada para ornamentar jardins e canteiros, suas folhas são muito utilizadas em saladas, mas podem ser servidas em receitas doces. Porém, a violeta comum é extremamente tóxica para cães e gatos.
Continua depois da publicidade
Cuidado e atenção redobrados para as venenosas, devendo serem colocadas em local seguro: onde nenhum animal possa circular. São elas: antúrio, azaleia, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, costela-de-Adão, espada-de-São-Jorge, espirradeira, hera, jiboia, lírio, mamona, violeta.
Mandem sugestões e dúvidas que abordaremos na próxima matéria em [email protected] @edgardmoralesbrito
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade