A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Celio Egidio

Celio Egidio

Célio Egidio

Quais partidos estão rebaixados para a série "B" das eleições?

As eleições municipais estão próximas de seu final; resolvendo-se o segundo turno, será possível demarcar com precisão qual o partido vencedor ou perdedor das eleições

25/10/2024 às 22:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
2026 está logo ali, na esquina, e os dirigentes partidários sabem disso

2026 está logo ali, na esquina, e os dirigentes partidários sabem disso | Augusto Ascom/TSE

Fazendo a devida alusão ao campeonato brasileiro de futebol, já é possível indicar quais times (partidos) vão para a série “B”, ou seja, o grupo de partidos que pouco fizeram nas bases locais, o que é fundamental para a futura bancada de deputados e senadores.

Continua depois da publicidade

Importante o leitor compreender que o nascimento de uma boa campanha, para deputado estadual ou federal, nasce nessas bases. 

A rede social auxilia em demasia e impulsiona os já famosos, mas a base local ainda é o arranque necessário para qualquer candidato. Nestas eleições, há partidos que pouco elegeram. 

As siglas do partido Rede, Agir, DC, PMB e PRTB estão na zona de rebaixamento do “brasileirão” da política nacional. Em todo território dos tupiniquins, a Rede fez 4 prefeitos, e na última colocação temos o PRTB, que elegeu somente um prefeito.

Continua depois da publicidade

Lembrando que esse era o partido de Pablo Marçal, que tanto amealhou seguidores na campanha política da capital paulista. 

A regra é clara, como dizem no futebol, sem prefeitos não há base para deputados, sem deputados a cláusula de barreira se apresenta e esses partidos tendem a desaparecer ou unir a outros na mesma situação, o que não é bom para a sigla. 

Hoje, a Rede Sustentabilidade possui somente 1 deputado federal, e com poucos municípios com prefeitos eleitos, será difícil amealhar votos. Há outros partidos com poucos deputados eleitos, mas fizeram uma base municipal razoável.

Continua depois da publicidade

2026 está logo ali, na esquina, e os dirigentes partidários sabem disso. 

A corrida eleitoral de 2024 mal acabou e todos buscam o melhor time para o próximo jogo, e, não querem ficar na zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados