Entre em nosso grupo
2
As eleições municipais estão próximas de seu final; resolvendo-se o segundo turno, será possível demarcar com precisão qual o partido vencedor ou perdedor das eleições
25/10/2024 às 22:00
Continua depois da publicidade
2026 está logo ali, na esquina, e os dirigentes partidários sabem disso | Augusto Ascom/TSE
Fazendo a devida alusão ao campeonato brasileiro de futebol, já é possível indicar quais times (partidos) vão para a série “B”, ou seja, o grupo de partidos que pouco fizeram nas bases locais, o que é fundamental para a futura bancada de deputados e senadores.
Continua depois da publicidade
Importante o leitor compreender que o nascimento de uma boa campanha, para deputado estadual ou federal, nasce nessas bases.
A rede social auxilia em demasia e impulsiona os já famosos, mas a base local ainda é o arranque necessário para qualquer candidato. Nestas eleições, há partidos que pouco elegeram.
As siglas do partido Rede, Agir, DC, PMB e PRTB estão na zona de rebaixamento do “brasileirão” da política nacional. Em todo território dos tupiniquins, a Rede fez 4 prefeitos, e na última colocação temos o PRTB, que elegeu somente um prefeito.
Continua depois da publicidade
Lembrando que esse era o partido de Pablo Marçal, que tanto amealhou seguidores na campanha política da capital paulista.
A regra é clara, como dizem no futebol, sem prefeitos não há base para deputados, sem deputados a cláusula de barreira se apresenta e esses partidos tendem a desaparecer ou unir a outros na mesma situação, o que não é bom para a sigla.
Hoje, a Rede Sustentabilidade possui somente 1 deputado federal, e com poucos municípios com prefeitos eleitos, será difícil amealhar votos. Há outros partidos com poucos deputados eleitos, mas fizeram uma base municipal razoável.
Continua depois da publicidade
2026 está logo ali, na esquina, e os dirigentes partidários sabem disso.
A corrida eleitoral de 2024 mal acabou e todos buscam o melhor time para o próximo jogo, e, não querem ficar na zona de rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade