Entre em nosso grupo
2
Na Câmara dos Deputados, diversos candidatos se destacam, cada um apresentando suas propostas e visões para o futuro do País
31/01/2025 às 21:30
Continua depois da publicidade
Campanhas estão acirradas e refletem a complexidade do panorama político brasileiro e sua polaridade | Joel Alencar/Pexels
O cenário político brasileiro se prepara para uma eleição de grande importância, onde serão escolhidos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Estas eleições são cruciais para definir a liderança e as diretrizes das casas legislativas para os próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
No modelo político adotado ainda na pandemia, prevalece, portanto, o colégio de líderes que possui alta importância no destino das duas casas e, tendo o presidente alinhado com sua base, o poder legislativo torna-se tão poderoso quanto os demais.
Na Câmara dos Deputados, diversos candidatos se destacam, cada um apresentando suas propostas e visões para o futuro do País.
Hugo Motta (Republicanos-PB) é o preferido de Lula. Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pasto Henrique Viera (PSOL-RJ) disputam a cadeira, que tudo indica caminhar para as mãos de Motta.
Continua depois da publicidade
As pautas da Câmara são relevantes, pois incluem questões sobre a regulamentação de alguns pontos da reforma tributária, sobre sistema de segurança pública e a reforma de previdência.
As campanhas estão acirradas e refletem a complexidade do panorama político brasileiro e sua polaridade.
O Senado Federal, segue na mesma toada, com a volta de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como principal candidato, mas com a divergência da ala mais radical do PL-SP, com o Senador Marcos Pontes e Marcos do Val (Podemos-ES).
Continua depois da publicidade
Os senadores buscam apoio entre seus pares, apresentando planos para fortalecer o papel do Senado como instituição legislativa e fiscalizadora, pois há certo avanço do Judiciário, principalmente do Supremo Tribunal Federal-STF, no desejo de legislar, afastando o protagonismo do Senado.
Independentemente do resultado, essas eleições terão um impacto significativo na governabilidade do País e na implementação de políticas públicas essenciais para a economia, que surfa no pleno emprego, mas o governo federal está com contas públicas no vermelho, além da alta de preços nos alimentos afetando todas as camadas sociais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade