A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 05 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Celio Egidio

Celio Egidio

Célio Egidio

Da Cracolândia para o Brasil, o que podemos aprender

Sem solução na área de saúde pública direcionada para os usuários de drogas, as sucessivas ações policiais não surtem o efeito desejado

13/05/2022 às 11:46  atualizado em 13/05/2022 às 15:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Operação na Praça Princesa Isabel

Operação na Praça Princesa Isabel | Danilo Verpa/Folhapress

Na última semana o governo de São Paulo juntamente com a prefeitura desenvolveram outra operação contra os usuários de drogas que se concentram na região central da Capital, próximo à praça Princesa Isabel. Situação que já entrou no quotidiano do paulistano.

Continua depois da publicidade

Sem solução na área de saúde pública direcionada para esses usuários, as sucessivas ações policiais não surtem o efeito desejado. Na presença policial, espalham-se pela cidade e dias depois retornam ao mesmo local.

Los Angeles, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, possui a sua “cracolândia”, lá denominada Skid Row, com a maior concentração de sem-teto da cidade e de usuários de drogas. Lá, como aqui, o estado apresenta soluções bélico-políticas, que por sinal não vem causando bom resultado.

Na verdade, a possibilidade de internação para tratamento, via Ministério Público e coordenada de perto pelo Poder Judiciário seria um boa solução, desde que, haja ações na área da saúde, da assistência social, e lógico, um grande combate ao tráfico de drogas pelas forças policiais. Aparentemente parece simples, mas é complexo, tanto do ponto de vista político como do legal.

Continua depois da publicidade

A operacionalização de todos os entes simultaneamente e com o mesmo objetivo seria o ideal. Parece utópico, mas é caminho para solução ou amenização dessa ferida social na maior capital do Brasil. Pode-se depreender que as soluções para os óbices nacionais não nascem de apenas uma “canetada” em Brasília, mas envolvem vários setores da sociedade.

A busca de um modelo de gestão pública integrada é a melhor maneira para o debate e resolução de vários antagonismos nacionais. Então, até a “cracolândia” nos dá uma lição, pois uma única ação estatal ao invés de criar solução promove outro estorvo para a sociedade, que já está cansada de tanta desorganização.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados