Entre em nosso grupo
2
De Olho No Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
25/03/2022 às 14:44 atualizado em 25/03/2022 às 16:22
Continua depois da publicidade
Pré-candidatos ao Governo de São Paulo | França: Divulgação/Governo de SP; Haddad: Rovena Rosa/Agência Brasil; Garcia: Divulgação/Governo de SP; Tarcísio: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O PDT anunciou nesta semana o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, como pré-candidato ao Governo de São Paulo nas eleições deste ano. Por outro lado (e por razões diferentes), Arthur do Val (ex-Podemos, agora sem partido) e Guilherme Boulos (PSOL) retiraram suas pré-candidaturas ao cargo recentemente. A tendência é o Podemos decidir apoiar a candidatura do atual vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), mas há a chance da presidente nacional da sigla, Renata Abreu, substituir Arthur na campanha.
Continua depois da publicidade
Já o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) decidiu se filiar ao Republicanos e será oficializado como o nome bolsonarista à disputa. O ex-ministro de Bolsonaro Abraham Weintraub (Brasil 35, ex-Partido da Mulher Brasileira) pretende enfrentar Tarcísio em busca dos votos dos conservadores. O PSD, por sua vez, anunciou que vai lançar o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, ao embate. O Novo será representado por Vinicius Poit.
Com isso, o cenário começa a ficar mais claro aos eleitores paulistas. Há somente uma dúvida entre os favoritos ao pleito estadual: se o PT vai manter ou abrir mão da candidatura de Fernando Haddad como retribuição a Márcio França (PSB) pela articulação da chapa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (recém-filiado ao PSB). Essa decisão deve ser anunciada nas próximas semanas, mas a direção estadual do PT não está disposta neste momento a “retribuir a gentileza” de França.
Continua depois da publicidade
Da Cunha negocia com PSB
Esta coluna antecipou com exclusividade na semana passada a ida do advogado Augusto de Arruda Botelho ao PSB, para concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições deste ano. Outra personalidade midiática também está em negociação com a legenda: Delegado da Cunha, nome que ganhou notoriedade por filmar as próprias operações policiais e que acabou afastado da Polícia Civil por esse motivo. O seu perfil não é convergente com a linha mais progressista que vem se aproximando do partido ultimamente, mas se trata de um desejo do PSB paulista pelo apelo eleitoral que Da Cunha deve ter.
Lula vai apoiar Boulos
Continua depois da publicidade
Em evento em São Paulo nesta sexta (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai trabalhar pela candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo nas eleições de 2024. Consequentemente, o PT deve deixar de lançar candidatura própria ao Executivo da Capital pela primeira vez desde a fundação do partido, após ter feito três prefeitos na cidade: Luiza Erundina (1989-1992), Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2013-2016).
Liberdade religiosa
Continua depois da publicidade
Nesta segunda (28), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai realizar um ato solene para celebrar o aniversário de um ano da primeira lei estadual de liberdade religiosa do Brasil. Com quase 80 artigos, a legislação regulamenta o princípio constitucional do livre exercício de crença em todo o Estado, e proíbe interferência na realização de cerimônias e cultos de qualquer religião. A deputada estadual Dra. Damaris Moura (PSDB), autora da lei, diz que a legislação “está inspirando outros projetos semelhantes pelo País”. O evento vai contar com a presença de autoridades civis, políticas e religiosas.
Vereadora do Novo
Este colunista entrevistou, ao lado da estagiária de jornalismo Maria Eduarda Guimarães e do repórter fotográfico Ettore Chiereguini, a vereadora Cris Monteiro (Novo) na Câmara Municipal de São Paulo nesta semana. A parlamentar falou sobre seus projetos para a educação, sobre o sentimento de “solidão” dentro da direita por ser uma liberal com ideais progressistas e sobre como o liberalismo econômico, em sua visão, pode ajudar a resolver os problemas da cidade e do País. A entrevista será publicada na íntegra na próxima quarta-feira na Gazeta e no Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade
Crédito das fotos:
Haddad, Lula e Boulos: Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo
Continua depois da publicidade
Cris Monteiro: Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade