Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
24/02/2023 às 11:56 atualizado em 24/02/2023 às 15:22
Continua depois da publicidade
Cachorros da polícia fazem buscas em área atingida na Vila Sahy, em São Sebastião | Sérgio Barzagui/Governo de SP
Ex-secretário-executivo da CDHU (Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) garantiu que a companhia enviou à Prefeitura de São Sebastião em agosto de 2022 um projeto de regularização fundiária da Vila Sahy, área com mais vítimas fatais pelos temporais do último fim de semana. A intenção era a de erradicar áreas de alto risco e construir 162 unidades habitacionais para mais de 500 famílias.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, porém, não houve qualquer resposta da gestão do prefeito Felipe Augusto (PSDB).
"A nossa preocupação era com as chuvas de verão. O projeto contemplava a desapropriação da área para que a CDHU pudesse atuar. Não ocorreu. O documento não foi assinado pela gestão municipal”, disse o parlamentar, pelas redes sociais. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) anunciou que vai apurar a eventual responsabilidade das gestões municipais para uma eventual potencialização dos danos causados pelas chuvas.
Gabinete no litoral
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) transferiu nesta semana o seu gabinete para São Sebastião, de forma temporária. “Ficaremos o tempo que for necessário. Transferi meu gabinete ao litoral norte para tomarmos todas as providências. Nossa ideia é atuar em colaboração com a prefeitura, estendendo a mão e acompanhando o trabalho aqui de perto e pessoalmente”, afirmou o governador. Na noite da última quinta-feira (23) o governo paulista anunciou que o último trecho intransitável para carros na rodovia Rio-Santos, que corta todo o litoral norte, havia sido liberado.
Ajuda de milhões
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estima que a verba para auxiliar os municípios do litoral paulista devem ultrapassar os R$ 120 milhões. A projeção considera assistência humanitária e a reconstrução das estruturas danificadas. A prioridade é discutir a criação de novas casas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, os municípios que deverão ser ajudados diretamente pelas verbas são São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá.
Continua depois da publicidade
Reeleição de Nunes
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai promover nesta segunda-feira (27) um jantar com dirigentes de partidos de centro-direita e de direita. A intenção é iniciar a preparação de uma base de apoio para sua reeleição em 2024, segundo o colunista Lauro Jardim, de "O Globo”. Nunes quer chegar fortalecido e mais popular para enfrentar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), o preferido da esquerda paulistana – com exceção de alguns setores do PT – para disputar a prefeitura da Capital no próximo ano.
Diário Oficial da Alesp
Continua depois da publicidade
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai lançar nos próximos meses o próprio Diário Oficial. A ferramenta deverá substituir a demanda atualmente publicada no Diário Oficial do Estado, pertencente ao Poder Executivo. “As inovações tecnológicas garantirão um ganho em dinamismo, flexibilidade e rapidez no fluxo de trabalho e na disponibilização das informações para o público”, afirmou Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Alesp.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade