Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
03/03/2023 às 13:10 atualizado em 03/03/2023 às 15:30
Continua depois da publicidade
Ricardo Salles | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), deixou claro nos bastidores durante a semana que será candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024. Só que o entorno do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) – também eleito sob a bênção do bolsonarismo – está se movimentando para apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) na Capital. No início desta semana, o vice-governador Felício Ramuth (PSD) revelou a este colunista que a tendência de seu grupo político é "mais para sim do que para não" de oficializar uma aliança com o atual mandatário. “Ele [Nunes] tem no Estado um parceiro, sim, em ações de gestão. Isso pode caminhar lá na frente para essa possibilidade [de apoio], não tenho dúvida”, disse Ramuth. O principal oponente de qualquer um dos dois deverá ser Guilherme Boulos (PSOL), que tem a expectativa de concorrer ao cargo na Capital com o apoio do PT.
Continua depois da publicidade
Privatização da Emae
O Governo de São Paulo iniciou oficialmente os estudos para avaliar a viabilidade da privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Em conversa com a coluna, o vice-governador Felício Ramuth, presidente do Conselho Diretor do Programa de Desestatização do Estado, explicou que a prioridade neste momento é a privatização da Emae.
Doação ao padre
Continua depois da publicidade
O deputado federal Guilherme Boulos doou mais de R$ 28 mil ao padre Júlio Lancellotti. O dinheiro veio da verba líquida do auxílio-mudança, que todo parlamentar em início de mandato tem direito para se instalar em Brasília. Segundo Boulos, o valor é exagerado e oferecido também para deputados que moram em apartamento funcional, que já seria mobiliado. Por isso, “para combater privilégios”, preferiu fazer a doação para custear o trabalho social do padre na capital paulista.
Nova marca
Nesta sexta-feira (3), a gestão Tarcísio de Freitas lançou o slogan “São Paulo São Todos”, com uma marca composta com as três cores do Estado (vermelho, preto e branco). Eleito sob o bolsonarismo, Tarcísio tenta imprimir uma personalidade moderada. Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a nova representação gráfica é "a marca de um governo que, com muito orgulho, governa para todos".
Continua depois da publicidade
Segurança nas escolas
O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) solicitou ao Governo de São Paulo relatórios sobre os trabalhos de engenharia e infraestrutura nas escolas estaduais. A preocupação, segundo ele, se intensificou após as fortes chuvas que vêm atingindo o Estado nas últimas semanas. "Temos muitas escolas cujas construções são antigas e estão mais suscetíveis às intempéries da natureza, assim como também é sempre necessária uma manutenção preventiva nos prédios mais novos”, explicou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade