Entre em nosso grupo
2
Ambos estão empatados tecnicamente em segundo lugar, atrás de Elói Pietá (Solidariedade), ex-prefeito da cidade da Grande São Paulo dois mandatos
22/04/2024 às 20:30
Continua depois da publicidade
Pré candidato a prefeito de Guarulhos Lucas Sanches Jorge Wilson Xerife do Consumidor | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo e Divulgação
Os pré-candidatos Lucas Sanches (PL) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) estão em uma disputa para conseguir o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Guarulhos. Ambos estão empatados tecnicamente em segundo lugar, atrás de Elói Pietá (Solidariedade), ex-prefeito da cidade da Grande São Paulo dois mandatos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Wilson, que também é deputado estadual, usa como trunfo para se aproximar dos eleitores bolsonaristas o fato de ser do mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito no Estado com o apoio do ex-presidente.
Ele publicou nas redes sociais, na última sexta-feira (19), uma foto em que aparece entre Tarcísio e Bolsonaro, com a legenda: “Com o apoio do governador Tarcísio e do sempre presidente Bolsonaro, estou pronto para assumir essa missão pelo cidadão da minha cidade”.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Em um vídeo publicado pela conta do parlamentar, Tarcísio respondeu a uma repórter que o questionou quem ele e o ex-presidente devem apoiar na cidade.
"Eu tenho um vice-líder do governo de Guarulhos. Então é aquele negócio: hashtag fica a dica”, disse Tarcísio, entre risos.
Continua depois da publicidade
Wilson exerce cargo de liderança do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Já Sanches, que é vereador no município, esteve no evento de apoio a Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo (21). Ele publicou vídeos ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente.
No fim de março o vereador também recebeu o apoio do youtuber bolsonarista Fernando Lisboa. O encontro foi mediado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília.
Continua depois da publicidade
A aproximação de Sanches com Lisboa, que é próximo à família Bolsonaro, foi uma forma de aumentar seu nome entre os simpatizantes da direita na cidade.
Lideranças do PL também se manifestaram em apoio à pré-candidatura de Sanches, como o presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado (PL), e o deputado federal Marcio Alvino (PL).
Jair Bolsonaro (PL) ainda não anunciou quem deve apoiar na cidade da Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Governar Guarulhos é considerado estratégico tanto pelo ex-presidente quanto pelo atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ser a maior cidade do País sem ser capital.
O ex-prefeito Elói Pietá, recém-filiado ao Solidariedade, segue numericamente à frente da disputa pela Prefeitura de Guarulhos, com 20,75% da preferência do eleitorado. Ele, porém, está em empate técnico com o vereador Lucas Sanches, com 18%. Os números são da pesquisa ASN Opinião Pública, divulgada nesta quarta-feira.
O levantamento mostra que Sanches, apesar de ficar na segunda posição numericamente, está empatado tecnicamente com o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor, que pontua 16,25%. Já o deputado federal Alencar Santana (PT) aparece bem atrás, com 6,13%.
Continua depois da publicidade
Nenhum pré-candidato soma 9,75%. Não sabe ou não opinou são 29,12% do eleitorado. O município está entre os que têm a possibilidade de segundo turno.
A maior rejeição dos eleitores guarulhenses - ou seja, quem não votaria com certeza - é a de Alencar, com 30,33% de rejeição. O petista é seguido por Pietá (18,38%), Sanches (11,38%) e Xerife do Consumidor (com 10,75%).
Não sabe ou não opinou são 23,88%. Já nenhum representa 5%. A pesquisa ouviu 800 eleitores de Guarulhos. A margem de erro é de 4,9%.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade