A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Nabil Bonduki diz ser 'bem real' a manutenção do Espaço Itaú de Cinema

De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

17/02/2023 às 11:19  atualizado em 17/02/2023 às 16:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Anexo do Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, na Capital

O Anexo do Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, na Capital | Reprodução/Google Street View

O Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, região central de São Paulo, pode continuar a existir, apesar do anúncio de que a sessão derradeira ocorreu na última quinta-feira (16) para o local se transformar em um prédio comercial. Contatado pela coluna, o urbanista Nabil Bonduki explicou que a situação pode ser revertida porque o atual Plano Diretor Estratégico da cidade (do qual foi um dos principais idealizadores, em 2014) prevê na Zona Especial de Proteção Cultural (Zepec) as Áreas de Proteção Cultural (APC), que visam preservar teatros, cinemas de rua, circos e centros culturais que tenham valor afetivo e simbólico significativo para a Capital, mesmo que estejam instalados em edifícios sem relevância arquitetônica. A decisão caberia a uma comissão criada pelo Plano Diretor. “A comissão foi convocada e deve fazer um parecer. É uma decisão política. Abrindo o processo, o cinema tem tudo para ficar. A possibilidade é bem real”, explicou o urbanista.

Continua depois da publicidade

CEUs sem servidores

O ainda vereador e deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT) buscou o Ministério Público de São Paulo (MPSP) para cobrar a criação de cargos para 12 CEUs inaugurados entre 2017 e 2020 na Capital. As unidades não estão em funcionamento integral por falta de servidores, segundo o político. De acordo com a ação, antecipada com exclusividade por este colunista, a gestão Ricardo Nunes (MDB) está “omissa” na criação de cargos específicos no quadro de magistério e de profissionais da educação dessas unidades. Suplicy pede ainda investigação contra Nunes e o secretário municipal da Educação, Fernando Padula.

Guincho só sem o condutor

Continua depois da publicidade

Os integrantes da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deram aval nesta semana ao projeto que proíbe a remoção de veículos por reboque público quando o condutor responsável estiver no local para fazer a retirada. Caso a proposta do deputado estadual Delegado Olim (PP) seja aprovada, os reboques públicos ou as empresas prestadoras de serviço poderão remover o veículo infrator apenas na ausência do responsável. Se o dono  estiver no lugar bastaria apresentar o documento do veículo e se prontificar a tirar o carro do espaço por conta própria para evitar a ação.

Nunes e a população de rua

Sob acusação de intensificar operações para retirada de barracas e pertences de pessoas em situação de rua, o prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) inaugurou nesta quinta-feira (16) a segunda unidade da Vila Reencontro, no Vale do Anhangabaú, centro da Capital. O local é destinado a abrigar temporariamente famílias sem-teto e tem capacidade para receber até 160 pessoas, com quatro refeições diárias.

Continua depois da publicidade

'Desumanidade'

O padre Júlio Lancellotti e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) haviam entrado no mesmo dia com uma ação popular na Justiça pedindo a suspensão imediata do recolhimento de objetos pessoais e de barracas da população em situação de rua, atitude considerada “desumana” pelas lideranças. O pedido foi aceito, e a gestão municipal está proibida de retirar pertences desse público até a próxima sexta-feira (24).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados